JESUS CRISTO TEVE IRMÃOS BIOLÓGICOS???
JESUS CRISTO TEVE IRMÃOS BIOLÓGICOS???
______________________________
Sumário.
Introdução.
1. Provas em um contexto Bíblico e Teológico que Jesus teve irmãos Biológicos.
Conclusão.
Bibliografia.
________________________________
INTRODUÇÃO.
Na Teologia Cristã existem 6 pontos de vista sobre a questão se Jesus teve ou não irmãos Biológicos.
Os 6 pontos de vista são:
1) Maria, a mãe de Jesus não teve mais filhos.
Esse ponto de vista afirma que Maria teve apenas Jesus como filho e permaneceu virgem até a sua morte.
2) Maria a mãe de Jesus não teve mais filhos.
Esse ponto de vista afirma que Maria teve apenas Jesus como filho mas que a mesma não permaneceu virgem.
3) Maria a mãe de Jesus não teve mais filhos.
Esse ponto de vista afirma que Maria teve apenas Jesus como filho e os tais nomes citados como supostos irmãos de Jesus eram filhos de José em um casamento anterior.
4) Maria a mãe de Jesus não teve mais filhos.
Esse ponto de vista afirma que Maria teve apenas Jesus como filho e os tais nomes citados como supostos irmãos de Jesus eram na verdade primos de Jesus.
5) Maria a mãe de Jesus não teve mais filhos.
Esse ponto de vista afirma que Maria teve apenas Jesus como filho e os tais nomes citados como supostos irmãos de Jesus eram na verdade seus discípulos pois, muitos discípulos tinham nomes similares aos dos 12 Apóstolos e era comum chamar os mesmos de irmãos, não no sentido de irmão biológico e sim irmãos na fé.
6) Maria a mãe de Jesus teve vários filhos após o nascimento de Jesus.
Esse ponto de vista afirma que Maria teve outros filhos que foram quatro homens e no mínimo duas mulheres e, isso sugere que Jesus teve no mínimo 6 irmãos biológicos por parte de Maria.
O estudo a seguir vai defender o ponto de vista de número 6.
-------------------------------------------------------------------------
1. PROVAS EM UM CONTEXTO BÍBLICO E TEOLÓGICO QUE JESUS TEVE IRMÃOS BIOLÓGICOS
Esse estudo serve para compreender se Jesus realmente teve ou não irmãos biológicos e, se a resposta for verdadeira, quantos irmãos biológicos Ele teve.
Obviamente que se Jesus teve irmãos biológicos, o estudo irá tentar descobrir quantos filhos Maria, a mãe de Jesus teve.
Em algumas partes do Novo Testamento, temos informações de que Jesus teve irmãos e, em duas dessas passagens Bíblicas os irmãos de Jesus são mencionados pelos nomes de Tiago, José, Judas e Simão ( Mt 13.55, Mc 6.3 ).
Sem base histórica e exegética, é negado que esses sejam filhos de José e Maria e, obviamente, é negado que sejam os irmãos biológicos de Jesus.
Os que negam esse fato registrado na Bíblia afirmam que os mesmos eram primos de Jesus e não irmãos biológicos Dele.
O argumento utilizado para afirmar que os nomes citados em Mt 13.55 e Mc 6.3 se referem a primos e não a irmãos biológicos de Jesus é que no Antigo Testamento o Hebraico utiliza a mesma palavra para "irmão" e "primo" através da expressão Hebraica "ACH".
O termo Hebraico "ACH" usado no Antigo Testamento não faz distinção entre irmão Biológico, irmão no sentido de parentesco (sobrinho, primo) e irmão na fé sendo que esse último não tem ligação com parentesco.
Eles argumentam que a Septuaginta que é o documento que serviu para traduzir o texto Hebraico do Antigo Testamento para o Grego utilizou a expressão Grega "ADELPHOS" que significa irmão não como irmão Biológico, mas como parente.
Mas, a Septuaginta utilizou o Grego Clássico e, esse documento fez a tradução do Antigo Testamento Hebraico para o Grego a cerca de 300 anos antes de termos o texto Grego do Novo Testamento em evidência.
Se a Septuaginta serviu para traduzir o Hebraico do Antigo Testamento para o Grego Clássico, fato esse ocorrido em torno de 250 antes de Cristo e, a carta de Tiago que é a primeira carta a ser escrita no Novo Testamento que teve seu período de escrita por volta do ano 50 da era cristã, é lógico que os Judeus que trabalharam na obra para traduzir o Antigo Testamento Hebraico para o Grego Clássico, utilizaram o mesmo conceito nativo do Hebraico para promover a tradução do texto bíblico hebráico do Antigo Testamento para o Grego Clássico.
Temos que refletir e levar em evidência de que no Grego biblico do Novo Testamento existem palavras diferentes para relação familiar pois, o termo Grego "ADELPHOS" significa irmão Biológico e o termo Grego "ANEPSIOS" significa primo, sobrinho ou parente próximo.
Além dessas duas expressões em Grego, temos uma terceira palavra no Grego biblico que é o terno "SUGGENES" que se relaciona a pessoas que defendem a mesma fé sem seres irmãos biológicos ou algum grau de parentescos.
Vale esclarecer que a expressão grega "SUGGENES" dentro do contexto do Novo Testamento está relacionado com a ideia de irmão de Fé e não biológico mas, pode também estar relacionado a um parentesco distante..
A maioria dos Dicionários, Léxicos e palavras-chave em grego usa a expressão grega "SUGGENES" no sentido de parentesco.
Continuando o estudo podemos enfatizar que Lucas, o autor do evangelho de Lucas e de Atos dos Apóstolos era um gentio que escreveu para gentios e ele utilizou a palavra Grega "ADELPHOS" para se referir aos irmãos biológicos de Jesus (Lc 8.19-20, At 1.14) e não a grau de parentesco.
É importante esclarecer que a expressão "irmãos" no sentido de serem irmãos de Jesus ocorrem no Novo Testamento em 9 passagens Bíblicas, isto é, Mt 12.46-47, Mt 13.55-56, Mc 3.31-32, Mc 6.3, Lc 8.19-20, Jo 2.12, Jo 7.3-10, At 1.14 e 1Co 9.5 e, em todas essas 9 passagens bíblicas é usado o termo Grego "ADELPHOS" no sentido de irmão Biológico.
Outro detalhe importante que temos que destacar é que Maria, a mãe de Jesus Cristo só está ausente em duas passagens bíblicas que são Jo 7.3-10 e1Co 9.5.
Temos que observar que em 7 ocorrências, isto é, Mt 12.46-47, Mt 13.55-56, Mc 3.31-32, Mc 6.3, Lc 8.19-20, Jo 2.12 e At 1.14 temos a citação de Maria, a mãe de Jesus com a expressão irmão (ADELPHOS) e, pela lógica, esses só podem ser os irmãos biológicos de Jesus.
Se não fossem, porque citar Maria com os mesmos e, qual o motivo de usar a expressão grega "ADELPHOS" se o autor tinha a disposição as expressões gregas "SUGGENES" e "ANEPSIOS" ?
Outro detalhe é que a palavra grega "ANEPSIOS" que significa primo, sobrinho ou algum grau de parentesco aparece uma única vez em todo o Novo Testamento que está registrado em Cl 4.10 para afirmar que Marcos era primo (ANEPSIOS) de Barnabé.
Isso nos remete a deduzir dentro de uma lógica que em momento algum a palavra grega "ANEPSIOS" se refere a irmão Biológico e sim, exclusivamente a primo.
Se fosse para afirmar que nas passagens Bíblicas de Mt 13.55 e Mc 6.3 os nomes de Tiago, José, Judas e Simão são primos de Jesus, então, porque Mateus que andou com Jesus pessoalmente e Marcos que era um dos discípulos de Pedro e primo de Barnabé não usaram a expressão Grega "ANEPSIOS" para afirmar algum grau de parentesco ao invés de usar a expressão grega "ADELPHOS" ?
A resposta é porque eles sabiam que Tiago, José, Judas e Simão eram irmãos biológicos de Jesus e não primos.
Alguns afirmam que Maria não teve relações sexuais com José, seu marido.
Se isso for verdade, então, pela lógica, Maria não poderia ser a mãe dos irmãos de Jesus Cristo citados pelos nomes em Mt 13.55 e em Mc 6.3.
Nesse caso, a expressão "irmão" em Mc 6.3 e a expressão "seus irmãos" em Mt 13.55 esteja se referindo apenas como filhos de José através de um relacionamento anterior do mesmo.
Não temos na Bíblia uma informação de que José tinha outros filhos de um suposto casamento anterior.
Se isso fosse verdade, o porque de omitir essa informação no contexto de Mt 13.55 e de Mc 6.3 ?
Outro fato de vital importância é a passagem de Mt 1.25 que favorece a interpretação de que Maria teve um relacionamento matrimonial normal com José após o nascimento de Jesus.
Nessa passagem (Mt 1.25), a expressão "não a conheceu" nos leva a interpretação de que até o momento do nascimento de Jesus Cristo, José, marido de Maria não teve relações com a mesma e, após esse fato, tudo indica que José e Maria tiveram um relacionamento matrimonial normal gerando desse relacionamento muitos filhos.
Outro fato que vale destacar é que o termo Grego "ADELPHOS" no sentido de irmão Biológico etimologicamente significa co-uterino, ou seja, filho da mesma mãe.
Isso leva a tese de que Jesus e os outros irmãos citados pelo nome em Mt 13.55 e Mc 6.3, são irmãos biológicos de Jesus, filho de Maria, a mãe de Jesus e, pela lógica, filhos de José, o marido de Maria, a mãe de Jesus.
Outro detalhe é que em Lc 2.7 temos o relato de que Maria deu a luz o seu filho primogênito.
Se Maria não tivesse tido outros filhos, Lucas usaria a expressão "Unigênito".
Como Lucas usou a expressão "primogênito", tudo indica de que Jesus não foi o filho único de Maria e sim, de que Maria deu a luz a outros filhos e filhas.
__________________________________
CONCLUSÃO
A conclusão que chegamos é que Maria e José tiveram filhos, e esses são os irmãos biológicos de Jesus, ou seja, os irmãos biológicos de Jesus por parte de Maria, a mãe de Jesus e que foram no mínimo 6 irmãos, quatro homens e no mínimo 2 mulheres.
_________________________________
BIBLIOGRAFIA
1. Luciano Nobre Frasson. Os Apóstolos: uma investigação Bíblica.
2. William Hendriksen. Comentário do Novo Testamento Mateus. V. 2.
3. D. A. Carson. O comentário de Mateus.
4. Dewey M. Mulholland. Marcos: Introdução e Comentário.
5. James R. Edwards. O comentário de Marcos.
6. Robert H. Stein. Comentário Exegético Marcos.
7. D. A. Carson (editor). Comentário Bíblico Vida Nova.
8. Russell Norman Chanplin. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. Volume 1.
9. F. F. Bruce (editor). Comentário Bíblico NVI Antigo e Novo Testamentos.
10. Russell Norman Chanplin. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 3.
11. J. D. Douglas (editor). O Novo Dicionário da Bíblia.
12. Everett F. Harrison (editor). Comentário Bíblico Moody. Volume 2. (Mateus à Apocalipse).
13. Walter A. Elwell (editor). Enciclopédia Histórico-Teológica da igreja cristã. Volume 3.
___________________________________
Luciano Nobre Frasson.
Formação em Teologia (curso livre).
Especialização em Pregação.
Mestrado em Divindade.
Autor de 5 livros de Teologia.
Comentários
Postar um comentário