ANABATISTAS E BATISTAS

 A Identidade e História e Origem Dos 

ANABATISTAS  E  BATISTAS  

PARTE 2  * FABRÌCIO BARRETO GONÇALVES 



A história do movimento Anabatista e batista se confunde com a história do cristianismo e a própria Igreja, nas palavras de henry Daniel Rops e Johan Moshein , que não se sabe com certeza do começo, origem, e quando realmente surgiram Os batistas e seus membros ou grupos que tinham os mesmos ideais batistas, oficialmente as fontes historiográficas  afirmam que a Igreja batista surgiu no século xvii 17, em 1612, na Inglaterra e Holanda, e em regiões da Europa,  segundo J.M. carroll em seu livro : O rastro de sangue fala que acredita na teoria ‘’ J.J.J, Carroll acredita que os batistas surgiram antes da Reforma 

Protestante do século 16, assim chamados ‘’ Reformadores 

Radicais’’ pelo professor e Pastor Franklin Ferreira os Anabatistas , se apresentaram ou apareceram através da Idade Média , em vários Países  europeus, sob diferentes nomes , em grupos independentes , com  variedade de doutrinas, mas eram nas palavras de Henry H.HALLEY os Anabatistas eram anticlericais, p. 697 Manual Bíblico, rejeitavam o batismo de crianças chamado de ‘’ antipedobatismo’’, dedicavam –se ás escrituras ,e defendiam a absoluta separação entre o Estado político e a Igreja, eram muito numerosos na Alemanha e Países Baixos ou 

Holanda e Suíça, geralmente os Anabatistas eram um povo calmo 

, pacífico, piedoso, mas foram perseguidos especialmente na Holanda, entre os anabatistas havia os racionalistas, os escatológicos, os evangélicos, os menonitas seguidores de meno simons, os Anabatistas racionalistas enfatizavam a razão, rejeitando doutrinas como a Trindade , as doutrinas ortodoxas da pessoa de cristo , salvação pela graça etc. os escatológicos e espiritualistas enfatizavam a iluminação espiritual mais importante que as escrituras liderados por João Matthys e joão de Leyden, que começaram uma revolta na cidade de Munster na Alemanha em 1532, a 1536, e os evangélicos Anabatistas que enfatizavam a autoridade das Escrituras e o Discipulado, os menonitas são herdeiros deste grupo, em 1523 os Anabatistas começaram a se opor a Ulrich Zuinglio por causa do batismo infantil praticado em 1425, os lideres Anabatistas Conrado GREBEL E Jorge Blaurock foram rebatizados em Zurique ficaram mais conhecidos por batizarem apenas adultose só pessoas regeneradas, deu inicio em 1536 com Meno Simons e Obbe e Dirk Philips o movimento conhecido por Anabatismo pacifista bíblico e evangélico, alguns se dividiam entre o Batismo por aspersão ou por imersão, foi em Zurique que um teólogo amigo de Lutero chamado Ulrico Zuinglio, (1484-1531), dizia que a Bíblia era o único meio de purificar a Igreja, as igrejas gradativamente aboliram as idulgências e outros Dogmas católicos, a missa, o celibato , as imagens, tendo a Bíblia como única regra de autoridade,  

Zuinglio se aproximou dos Anabatistas no inicio, concordava na ceia que era um ato simbólico, representando ou simbolizando o corpo e sangue de Cristo para ele a ceia era uma oredenança e um memorial, e um interesse pelos escritos particularmente as sentenças de Pedro Lombardo um manual de teologia da Idade Média, que com a suma teológica de Tomás de Aquino constituíam a base de teologia sistemática da idade média, escolástica até a Reforma do século 16, entre 1522-1524 , houve a revolução dos Anabatistas a pregação de Lutero e sua interpretação das escrituras praticamente os extremistas e 

radicais no grupo Anabatista, em Zwickau perto de Wittenberg um Anabatista chamado Nicolau Storch deu origem a um movimento de caráter religioso-social, tendo simpatia por vários sacerdotes e cérigos , um conhecido Tomas Muntzer na Boêmia teve muita influência, com suas pregações e mensagens, e atividades, os adébitos do movimento Anabatista forma chamados de fanáticos ‘’ Scwarmgeister ou Schwarmer muntzer foi preso durante a revolta dos camponese e foi executado em 1525, ela divergia totalmente de Lutero, alguns esperavam o chamado reino de Deus na terra por isso foram apelidados de rompeu com Lutero Milenaristas ou Quiliastas da apalvra grega chilioi , mil. 

Então esse grupo teve forte influência de Ulrico Zuinglio, Meno Simons e Thomas Munster, também não poderia deixar de falar de outros grandes lideres Anabatistas e Batistas como : André von Carlstadt, foi colega de Lutero mas depois divergiu defendeu as 95 teses em debate contra João Eck, foi condenado junto com Lutero pela mesma bula ou encíclica papal ‘’ exsurge Domini’’ romperu como muitos como Lutero por não concordar com algumas doutrinas Luteranas, e influenciou os Anabatistas 

Suíços, Balthazar Hubmaier ( 1481-1528) EX SACERDOTE CATÓLICO Doutor em teologia  foi Luterano e Zuingliano, grande orador e pregador e escritor fascinante nas palavras de pr. Allan 

Erdy de Souza historiador, hubmaier foi um dos mais cultos Anabatistas , pregava o pacifismo, e não viol~encia entre o movimento Anabatista, escreveu um tratado Anabatista contra o ‘’ pedobatismo ou batismo de crianças, foi torturado preso e morto na Austria , Hans Deck (1495-1527) chamado de ‘’ o Papa ‘’ do Anabatismo muito culto deixou o catolicismo pelo 

Luteranismo e graças a Hubmaier foi trazido ao Anabatismo em 1525, morreu em basiéia Denck tinha um espírito conciliador, Hans Hut 1490-1527, Austriaco foi Luterano mas foi seguidor de thomas Muntzer, depos aderiu o Anabatismo, até sua morte, entre os lideres Anabatistas estão Jorge Blaurock, Ludovico 

Hatzer, Jacó Hutter , gaspar Schwenkfeld von Ossig, Jacó Ammann e seus seguidores até hoje há Igrejas chamadas AMISH, como disse Timothy Em seu livro ( teologia dos reformadores) e o pastor pentecostal Gilmar Chaves da CPAD , Meno simons e Ulrich Zuinglio foram um dos principais nomes entre os teólogos na propagação da Reforma Protestante em seu País, em 1519 ao se mudar para Zurique inspirado nas IDEIAS as reformistas de Lutero , passou a pregar fervorosamente contra as indulgências católicas e contra o batismo de crianças, exortando o povo a viver um evangelho , mais tarde criticou duramente o celibato clerical e devoção a MARIA, e aos santos, a autoridade papal, o culto as imagens a missa como sacrifício, O Bispo de Constança o proibiu de pregar acusando- de Herege p. 12  e no livro  história da Igreja de Everett Ferguson vol 2 central gospel, Os Anabatistas foram chamados de Reformadores Radicais como diz em seu Opúsculo ou livro James Draver,  movimento que apelpou aos trabalhadores do campo e da cidade, falando e pregando sobre o Reino de Deus, eles surgiram na Suíça por causa de certa liberdade naquele País, um dos notáveis lideres Anabatistas foi Melchior Hoffman, de Strasbourg, era escatológico e milenarista , esperava  a vinda de Jesus em 1533,um Anabatista se proclamou Enoch o Jan Mattyszoon, casou com uma bela mulher ex freira católica chamada DIVARA, e com mais 16 esposas, a poligamia era incentivada, tinham por prática a comunhão e compartilhamento dos bens , esperando a volta de Jesus, era um padrão na Igreja primitiva , grupos  na Alemanha, Morávia, guiados por Jacob Hutter morto em 1536,   

A Europa ficou dividida entre católicos, Luteranos, protestantes, valdenses, huguenotes, Anabatistas e outros, mas até os Anabatistas foram perseguidos por outros grupos , especialmente na França Napoleônica, s nobres, burgueses, não queriam perder o privilégio de suas terras, na Alemanha, Holanda, por isso muitos nobres apoiaram a Reforma protestante e o movimento Anabatista, e outros grupos que havia na época, o chamado Ancién Egime Antigo Regime Francês, no século 18, havia três Estados : o primeiro Estado O alto clero, os prelados e sacerdotes católicos, o segundo estado a alta nobresa e burguesia, e o terceiro Estado os comerciantes, empresários, banqueiros camponeses com a pregação de liberdade, e de reino de Deus, como alguns protestantes e Anabatistas pregavam era um sonho , só que a mensagem era de um reino de Cristo espiritual e celestial e não na terra. 

Nessa transformação a revolução, e movimento Anabatista e protestante durante os séculos 16 a 18, em algumas partes da Europa houve uma aceitação forte por parte de alguns da camada pobre do povo e da nobreza, alguns comerciantes calvinistas Ingleses por exemplo se chamavam ‘’ puritanos’’, opunham-se ao cerimonial católico presente no Anglicanismo que era forte na Inglaterra, defendiam a purificação da Igreja, e criticavam os poderes Absolutistas da Monarquia , entre os presbiterianos, os puritanos independentes havia os puritanos Radicais,  e alguns Anabatistas reformistas e radicais,  com propostas sociais e a concentração de riquezas e propriedades de terras, in : A Escrita Da História Flavio de Campos e Regina Claro escala educacional ‘’  

Um dos postulados e Princípios e doutrinas e fé dos Anabatistas , tem em comum os outros reformadores em parte, 

As escrituras sagradas como único Dogma e regra de fé da nova religião, ou movimento de fé, A fé em cristo como única fonte de salvação, A ceia como memorial e símbolo do corpo e sangue de Cristo, A supressão do clero regular do celibato e das imagens (ícones), A livre interpretação da Bíblia A substituição do Latim nos cultos religiosos pelo Alemão, e idioma Nacional, A separação da Igreja e o Estado no caso dos Anabatistas e grupos semelhantes , Manutenção de dois sacramentos ou ordenanças  A ceia e o Batismo, O sacerdócio de cada crente,  A suíça, região de prospero comércio, independente desde 1499 do Sacro Império , iniciou a Reforma protestante com ULrich  Zwinglio seguidor de Lutero e Erasmo de Rotterdam, esse nome sempre vai estare ligado aos Anabatistas e Batistas, infelizmente as pregações de Zwinglio resultaram numa violenta guerra civil (1529-1531) entre reformistas e católicos e camponeses, A guerra foi encerrada com a paz de Kappel, in História geral – 

Cáudio Vicentino editora Scipione, subordinar a igreja ao Estado , 

Lutero atraiu a simpatia de grande parte da nobresa (Burguesia), Alemã , com isso obteve apoio a nova doutrina reformista, no entretanto não foi assim com os revoltosos, e radicais entre o grupo Anabatista liderados por Thomas Münzer  e os camponeses, que viram na quebra da autoridade religiosa uma possibilidade de romper coma estrutura Feudal , e poder e autoridade , e esforços da Igreja católica para manter a Hegemonia e continuidade e unidade na Europa, perdida aos poucos com os protestantes e Anabatistas, todavia Lutero conde3nou os Anabatistas , pregando a utilização da força ara coibir e repelir a burguesia pois considerava o dinheiro um instrumento do demônio para a disseminação do pecado.   

Aliás segundo as fontes historiográficas entre os séculos x , xii e xiv 14 a Europa progrediu pelo crescimento econômico-social, político e ideológico  e pelo desenvolvimento Urbano e os nobres e a Igreja não queria perder essa fonte de poder e riqueza, ainda havia poder e prestígios entre as chamadas ‘’ monarquias nacionais e Absolutistas’’ na Europa e as colônias Europeias,  

Os ‘’ irmãos ou radicais’’ como eram chamados no dizer de Earle E. Cairns em O cristianismo através dos séculos, eram chamados de redicais, místicos ou espirituais, muitos seguiram o nobre Kasper Schwenkfeld,  os radicais ou Socinianos ou unitarianos modernos, com Lélio Sozzini eram anti-trinitarianos como Miguel servetus, negavam a predestinação,  

Os Anabatistas Alemães, Holandeses concordavam com Ulrico 

Zwinglio sobre a ceia o pãp ser um memorial, Lutero dizia na ceia ‘’ hoc est corpus meum ‘, isto é o meu corpo, mas Zuinglio dizia hoc simbolicum corpus meum ‘’ isto simboliza ou representa o meu corpo – in memóriam mei’’ fazei em memória minha ‘’, entendendo que era um memorial, in porque a reforma ainda é importante de Michael Reeves e Tim Chester, é por esse motivo entre outros que o grupo Anabatista eram distintos dos demais grupos protestantes, para alguns historiadores como Daniel Rops, Justo Gonzales, Guido Zagheni, Giacomo Martina , os principais Anabatistas eram os Amish, os irmãos, os Hutteritas, e 

Menonitas, e alguns Zuinglianos,  contrariando a tese de ernstr 

Bloch, diz que Muntzer não teria vindo de camponese mas Martin Dreher fala que vinha da nobreza ,  O pastor presbiteriano e pedagogo Rubem Alves fala em seu livro que Thomas muntzer foi chamado de ‘’traidor’’, pela nobreza ao aliar –se com os pobres e renegar sua origem nobre, acabou sendo morto na prisão por defender os pobres e pregar a Cristo,  em Reforma Radical de Luis Fernando de carvalho Souza  e Sidney M. Sanches , ( História  e teologia da reforma Anabatista : um desafio atual de Juan F. Martínez editora cristã Unida  1997  

E A reforma Radical – Bernardo campos sinodal, Os Anabatista buscaram uma mudança na ordem social a volta das escrituras, a pregação do reino de Deus, e a salvação a Cristo pela graça mediante pela fé, sem obras meritórias, um legado que eles deixaram para os seus sucessores os Batistas , e o direito á Liberdade de expressão, pensamento e escolher livremente a própria forma de praticar a sua fé entre o povo de Deus,  aliás o próprio Martinho Lutero tem um texto ‘’ Da liberdade cristã ‘’ Lutero comenta o apóstolo Paulo falando que o crente é um ser livre, segundo ele a liberdade nasce no interior do indivíduo quando este se posiciona  corretamente em relação a deus fazendo sua vontade  ( Lutero  2004 , p. 9) 

O Lider Anabatista e batista Tomás Helwys , foi um dos primeiros a publicar um texto e trabalho reivindicando a Universalidade  da liberdade de consciência para a religião e contra toda perseguição que ele sofreria, como diz o Teólogo católico Battista Mondin da Paulus vol 2 ‘’ O homem  é sem dúvida um ícone com Deus e em Deus, um ente ou ser vocacionado á transcendência e á liberdade’’ , ( Oliveira , 1997, p. 83) 

Outro que lutou pela Reforma e liberdade de consciencia que foi influenciado pelas ideias dos Anabatistas foi John Smyth  um dos primeiros separatistas, Liberdade religiosa ( Oliveira , p71-77)  

Em 24/02/1527, alguns Líderes Anabatistas se reuniram e formularam o Acordo de Schleitheim entre outras coisa que os discípulos de Cristo devem ter o mesmo sentimento que houve em Cristo , e serem pacifistas, aceitar com resignação a vontade de Deus Pai,   O Anabatismo do século 16 foi um movimento difícil de ser comentado, entendido, e alvo de críticas e revoltas, por serem contra o controle do governo e Estado na Igreja entre outros motivos ( Timothy George em Teologia dos 

Reformadores) entre os Anabatistas também se destacaram os ‘’ melchioritas, e munsteritas, precisando combater  outras idéias, os Melchioritas defendiam a implantação do reino de Deus neste mundo e eram estudiosos das escrituras, seus seguidores tanto Hoffmann quanto hutter, intensificaram os estudos da escrituras e pregação da palavra, um dos grandes lideres anabatistas batizou OBB PHIllips , com 44 anos de idade, foi líder e Ancião Anabatista aos poucos as idéias anabatistas menonitas foi se propagando pela Europa e as colônias , entre os ensinos menonitas de meno simons é A bíblia inerrante palavra de Deus e se admitia uma interpretação mais liberal das escrituras , hhhoje os menonitas e Amish aceitam a doutrina trinitariana, mas estudiosos como jean Boiset no seu livro História do protestantismo diz que o menonismo recusa a trindade , mas pesquisadores Robert Friedmann e John C. WEbger afirmam que embora alguns historiadores pensem assim, os menonitas de hoje de fato acreditam na trindade, outra doutrina entre os menonitas é A salvação pela graça por meio da fé em Cristo, e que O batismo é sempre um testemunho público de fé voluntário, A ceia não é um meio da graça, mas é a expressão da comunhão dos crentes era celebrada duas vezes ao ano na maior parte das congregações anabatistas menonitas, e a forma de governo era democrático congregacional, mas segundo alguns historiadores era maios ou menos Episcopal. P. 40 -41 de 

Valdemir Alves Da Silva  em A Igreja no panorama da História . 

Os Menonitas /anabatistas estão em  66  

 

 Países   A população Menonita tem creca de 3,25 milhões de aderentes e 1, 25 milhão de membros , No Brasil os Menonitas  e anabatistas chagaram em 1930 como imigrantes russos , em Santa Catarina, alguns historiadores falam das Raízes e origens sociais dos Anabatistas, que ão reducionistas definem os Anabatistas como revoltosos, movimento de camponeses, que tentaram romper com a política feudalista ainda que havia entre a burguesia na Europa, que viram na reforma Protestante uma oportunidade de melhorar as condições sociais na vida do povo que professava a fé Anabatista, e ainda que chamavam todo movimento e grupo protestante que não batizava criança e não era, nem católico, nem luterano, nem Anglicano e nem presbiteriano de ‘’ Anabatista’’, havia grupos que eram chamados de Anabatista  ou que comungavam e concordavam com os ideais Anabatistas como : os Petrobrucianos de Pedr Bruys, discípulo de Abelardo, Arnaldenses de Arnaldo de Bréscia, 

Albigenses ou cátaros os ‘’ puros’’, os Valdenses , montanistas, 

Landmakistas, e outros – in teologia dos princípios Batistas de 

John Landers JUERP RJ,  e História dos Batistas Fluminenses de 

Ebenézer Soares Ferreira d e1891-1991) , como já vimos os Anabatistas e batistas eram avessos ao sistema religioso misturado com a Política e ensinavam a separação total entre Igreja e Estado político, por entenderem que o governo e o Estado não representa a Igreja, por ser livre e autônoma, eram contra a autoridade clerical , e a regeneração batismal que algumas Igrejas estatais e clericais pregavam, a salvação pelo batismo os Anabatistas eram contra, e entendiam que Deus não falava só através dos Bispos, dos clérigos, dos concílios, do Papa, mas Deus falava através de cada crente fiel a Cristo , por isso ensinavam ‘’ o Sacerdócio Universal de cada crente,  justo L. Gozales e James Eck , falam que Numa época de guerras e que os bárbaros, os turcos, os mouros, e muçulmanos estavam as portas da Europa , Os Anabatistas pregavam a não violência e o pacifismo, uma postura nada popular por parte da nobreza, foram perseguidos na Europa, pelos católicos, luteranos, Anglicanos e outros, por pregarem entre outras coisa buscar uma reforma mais profunda das escrituras , reforma magistral e espiritual e bíblica como diz Henry Daniel Rops no seu livro,  eles foram perdeguidos por perturbarem a Ordem social, na suíça, Alemanha, França, Holanda e Inglaterra, ironicamente foram mortos e afogados por causa de sua fé e pelos seus ideais como diz o estudioso John Holmann, entre os Anabatistas racionais usavam adequadamente a razão e fé e comentar e interpretar a Bíblia sagrada, fora do campo místico  religioso, onde só os clérigos, os padres eram ‘’ autorizados’’ a interpretar e pregar a Bíblia, estes rejeitavam a tradição religiosa e compreensão medieval, havia grupos entre os Anabatistas e Batistas chamados de Hutteritas batistas e Anabatistas bíblicos deixando que o Espírito Santo os iluminasse,  os místicos menonitas houve um rompimento com relação a Igreja estatal Anglicana, Luterana, Episcopal, reformada, eram contra a institucionalização no local da Igreja , entendiam segundo o professor Lucas Gestas ( a Igreja não deve confundir com a sociedade, , uma idéia sobre o Estado Laico já no século 18, a fé nasce no coração interior da pessoa e não pode ser imposta pelo Estado, pelo governo, pelo rei, pelo 

Papa, de alguns chamados os ‘’irmãos livres ‘’, formaram os Unitaristas que não acreditavam na trindade e nas duas naturezas de Cristo, mas que concordavam em alguns pontos entre si . 

Alguns líderes Anabatistas conhecidos destacamos  

Conrad Grebel ( 1498-1526 da suíça, um dos fundadores dos 

Anabatistas, ou ‘’ irmãos’’, foi consagrado pastor em Zurique, em 1523, pregava a abolição da missa como sacrifício, o celibato dos padres, a adoração das imagens, escreveu textos e mensagens contra a igreja, contra o batismo de crianças, teve como amigo Féliz Manz,  

Félix Manz ( suíço 1498-1527, batizou George Blaurock estudou hebraico, grego, latim, compôs hinos, era contra a missa,  

Seu lema era ‘’ reunir tosos aqueles que de alguma forma aceita a Cristo  obedecer a palavra de Deus, e seguir as pegadas do Nazareno e se unir a estes pelo batismo , permitindo que os demais mantivessem a fé que desejassem ‘’  Félix Manz foi condenado e afogado no lago em Zurique mas antes disse: em tuas mãos  oh Senhor entrego o meu espírito ‘’ in manus tuam Dominum, et comendum spiritu tuum’’ Thomas Armitage : História Ababatista  e www. Reforma Radical   

Balthasar Hubmaier nasceu em Agsburg em 1528, foi um dos mais cultos dos Anabatistas , foi líder em 1528 e pastor na morávia, liderou uma congregação, seu lema era : ‘’ A verdade é imortal’’, Doutor em teologia, foi aluno de Johannes Eck,  

Michel Satler 1495- de Rotemburgo , teólogo, foi monge beneditino, foi prior, de um monastério vice diretor espiritual, abandonou o catolicismo e casou com uma freira beguina chamada margaretha, as beguinas eram beatas católica e freiras, nos Países Baixos (Holanda)  fonte Revista de História André Miatelo 2022, Hubmaier foi amigo de Hans Deck ou Denck,  e Hans Hut, pregou para nobres e aristocratas locais, e escreveu o sínodo dos mártires Anabatistas, mas alguns Anabatistas no sínodo discordaram de Hutter e seus seguidore3s foram apelidados de Hutteritas, por suas ideias apocalípticas na Autria, e Zurique,  

Outro nome é Gaspar Schweenckfeld 1489- 1561) , pregador , estudioso da Bíblia, pregador petista, espiritualista, entre os Alemães, amigo de Melchior Rink, e amigo de Tomás Munzer 

Anabatista radical,  in História da Igreja Cristã Williston  Walter Aste,  Bom esse é o legado dos Anabatistas e batista que atravessou 400 anos dentro da Reforma Protestante , amados por uns e odiados e não compreendidos por outros grupos cristãos  espero ter resumido ao máximo esse relato desse grupo 

BIBIOGRAFIA    CONSULTADA  

Documentos da Igreja Cristã – Henry Bettenson Aste 

História Da igreja Cristã – Williston Walter Aste 

O cristianismo Atrvés dos sssséculos Earle E. Cairns  

www. Reforma Radical 

menonitas enciclopédia Harold S. Bender  • www. Monergismo ‘’ A reforma na Suíça’’ 

Até os confins da terra justo L Gozales vida Nova  

Visão panorâmica da História da Igreja – J. L. Gonzales  

Panorama da história da Igreja – James P. Eckman   

História da Igreja Cristã – Phillip Schaff 

A igreja cristã e sua História m- A. M. Renwick  

História das Missões – Stephen Neill vida Nova 

O protestantismo na América – Jerald Brauer  

Declaração Doutrinária da Convenção Batista brasileira 1996 

Manual Bíblico – Henry H. Halley 

O Rastro de Sangue – J.M.Carroll 

Rostos do protestantismo Latino Americano- José Míguez Bonino sinodal 

História geral- Claudio Vicentino Scipione  

História Moderna e Contemporânea – Alceu Luiz Pazzinato e Maria helena Valente – editora Atica 

Nova História da Igreja – Jean Daniélou  

Uma breve História do cristianismo- Geofffrey Blainey ed fundamentos 

História da Igreja e da teologia – Enrique Dusell  

A Reforma Radical – George Huntston  

O cristianismo através dos séculos-  2 vols- H.H. Muirhead 

História do Protestantismo- Jean Boisset • As Reformas na Europa – Carter Lindberg 

Revolucionários do século xvi – Estep. W.R. 

Teologia dos Reformadores – Timothy George S.P. Vida Nova 

Introdução à História da Igreja- Henrique Cristiano José de 

Matos – Ed: O lutador 1997 

História da Igreja – Pierre Pierrard  Paulinas 1982 

História do pensamento Cristão- PUl Tillich Aste 2000 

História da Igreja Cristã – Jesse Lyman Urlbut vida  

História da .Igreja – de Lutero a Nossos dias- Giacomo 

Martina vol 1 O período da reforma Loyola  

Curso Básico de História da Igreja – Roland Frohlich Paulus 

 

História da Igreja em Quadros- Robert C. Walton vida  

Por que a reforma ainda é importante ?  – Michael Reeves e Tim Chester Ed Fiel 

A Fé pela qual vale morrer – dallas witmer  Ed. Monte Sião 

A História dos Anabatistas- William R. Estep – Ed. Monte 

Sião 

Artigo por Fabrício Barreto Gonçalves 

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Comentários

  1. Oi a paz leiam e divulguem fiz o artigo com muito estudo e carinho . Curtam nosso canal os Bereanos e o meu pessoal no YouTube e escola de teólogos.

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  2. Fabricio, tudo bem?

    Tente checar este artigo e os relacionados a ele:
    https://heidelblog.net/2025/05/baillie-versus-tombes-2-how-the-particular-baptists-appeared-to-early-presbyterians/

    João de Sousa Luz

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