ANÁLISE LITERÁRIA DO LIVRO DE JÓ
UMA ANÀLISE LITERÀRIA DA TEODICEIA
NO LIVRO DE JÒ , E A PROLEMÀTICA DO MAL ANÀLISE TEOLÒGICO_FILOSÒFICA
*POR FABRÌCIO BARRETO GONÇALVES
Ao falarmos em Teodiceia e sobre o Mal é um Tema , Bíblico Teológico-Filosófico, que desperta interesses na religião, na Teologia, na Filosofia um Área Acadêmica debatida em seminários e palestras e outras e até em Igrejas, partido como base o livro e texto de Jó no Antigo Testamento e Aliás o livro do Profeta Habacuque aborda esse Tema, Deus supremo Bem ,
o e sacerdote e filósofo Católico define ‘’ Teodicéias : um termo cunhado por Leibniz em seu livro : Ensaio de teodiceia na bondade de Deus , palavra grega Théos diké a Existência do Mal,
Battista Mondim da Paulus Teólogo Ctólico – justiça, defesa, na qual aborda o problema do Mal, e procura excluir Deus de qualquer responsabilidade sobre Ele, A Teodicéia é chamada de ‘’ teologia natural e teologia racional ou especulativa’’, Teodicéia – termo cunhado por Leibniz e que etimologicamente significa ‘’ Defesa de Deus’’, como sendo parte da filosofia e teologia que se ocupa da Existência de Deus sua Essência e natureza, e seus Atributos comunicáveis e incomunicáveis, se dividem em duas categorias a priori, : os que atribuem ao conhecimento racional um valor objetivo, e os que atribuem ao conhecimento um valor puramente subjetivo principalmente os filósofos depois de Kant. Pág 320 Battista Mondin , Para explicar o Problema do Mal vemos em Epicuro , um Filósofo Helenista, Epicuro de Samos em 260 a.C. O famoso Paradoxo de Epicuro , três dimensões, argumentado na Teodicéia, Deus bom e poderoso, se Deus é onisciente e poderoso, porque ele permite o Mal, se deus sabe a existência do mal, e não o destrói então ele não é todo poderoso, mas adiante temos o conceito de Santo Agostinho que entende como o Mal é a ausência do bem, ou ‘’ privatio bonni’’, privação do bem, como as trevas é ausência da Luz, no livro de Plotino as Enéadas Agostinho argumenta de onde vem os males, Agostinho discorda do Filósofo e Teólogo Plotino pai da teologia negativa, que não identifica o mal com a matéria, porque também esta foi criada por Deus, A causa do mal não é Deus sendo o mal a privação de uma perfeição devida , Mas quem é Jó ‘’ iyyob’’ ou Jób, era de Uz cidade a sudoeste da Palestina, norte da Arábia, vizinha de Edom ou iduméia , muito provavelmente segundo os estudiosos o Livro de Jó é contemporâneo do Período Patriarcal antes de Moisés e Abraão, vivia numa sociedade organizada em Clãs familiares e tribos, Jó não faz nenhuma referência ao povo de Israel ou á lei mosaica , e Jó cumpre as funções de Pai e sacerdote ( 1:5 , ), e Jó teve longa vida , como era comum aos homens do Antigo Patriarcado ( Jó 42:16) , Teologia do Antigo Testamento Asa R. Crabetree ,
Umas declarações magnifica de Jó em seu Livro: ‘’ Pois eu sei que o meu redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra’’ ( Jó 19:25),
‘’ Nu saí do ventre de minha mãe, e nu voltarei , o Senhor o deu, e o Senhor o tomou , bendito seja o nome do Senhor’’ Jó 1:21
‘’ Bem sei que tudo podes senhor, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado, eu te conhecia só de ouvir , mas agora os meus olhos te veem ‘’ Jó 42:1, 5
Jó é um desses textos que desafia a lógica humana , assim como o do profeta Habacuque como explicar o Mal, e como o justo e fiel a Deus sofre, O livro de Jó não oferece qualquer indicação sobre a data, alguns especulam no Exílio ou pós-exílio, nos século vi a ii a.C. outros nos dias de Salomão ( século 10 a.C. , e outros na era patriarcal 1.300 A.C, mas o livro de Jó é um texto que desafia a chamada teologia moderna da prosperidade, e qualquer tentativa de explicar o Mal e o sofrimento do crente, Justamente no inicio do livro fala da retidão heb. Yosher , integridade, piedade , e hombridade de Jó, em que houve uma aposta entre Deus e o diabo, sobre a fidelidade de Jó apesar do sofrimento, e de seus amigos tentando saber qual era a causa da enfermidade, e perdas de Jó, Warren W.Wiersbe afirma : ‘’ por que um Deus amoroso e justo permite que seus filhos sofram ‘’ . Tennyson o chama de o maior poema de todos os tempos pág. 466 em o novo comentário da Bíblia F. Davidson – Vida Nova 1997 ‘’
Martinho Lutero (1483-1546) afirmou : ‘’ magnífico e sublime como nenhum outro das escrituras ‘’ sobre o Livro de Jó , Calvino escreveu mais de 159 sermões no livro de Jó, O livro de Jó conta a história de um homem bom em meio a duras aflições, e perde tudo , bens , família, saúde, poderíamos até dizer que Jó é um símbolo de paradigma de fè cristã, uma espiritualidade rara, adorar e buscar a Deus sem interesses, como disse João de Ávila : ‘’ Eu oro para que Deus abra os nossos olhos e nos permita ver os tesouros escondidos que Ele nos concede nos sofrimentos dos quais o mundo só pensa em fugir ‘’ , um texto que fala de crise existencial, drama, sofrimento, e uma narrativa e experiências mais dramáticas jamais vividas por um ser humano, tentar entender o relato de Jó na perspectiva da Espiritualidade cristã ainda hoje é um desafio pra nós, e nos faz pensar como tem sido nosso relacionamento e intimidade com Deus, O livro De Jó é um dos chamados textos sapienciais , estilo poesia Elegíaca muito comum no Oriente na época de Jó e prosa, como os Salmos, provérbios, e Eclesiastes , alguns falam numa data provável no período patriarcal no tempo de Abraão , na idade do Bronze, entre 2000 e 1.500 a.C. , ou um tempo anterior, outros teólogos datam o livro de Jó no tempo da monarquia de Israel na época de Salomão 596 a.C., outros datam o livro na época de Moisés ano 1560 e 1440 a.C. , então teria sido escrito por Moisés, ou um dos amigos de Jó, e outros estudiosos ainda datam num período antes do exílio, James Ussher sugeriu que Jó seria contemporâneo de Moisés em 1571, é um dos livros poéticos do Antigo testamento ‘’ Escritos’’ ou Ketuvim, e aborda o problema da Teodiceia, sobre como entender ou explicar porque o justo e inocente sofre e a soberania de Deus, e sua justiça, O livro de Jó em seu estilo é constituído por epílogo, prosa , verso e poesia elegíaca, Bullock, 2007, p. 87, O diálogo se dá entre Deus, satanás e Jó, e seus amigos, Elifaz o temanita, Bildade o suíta, e Zofar o naamatita, o texto é um elogio á sabedoria , Kugler e Hartin ,2009 p.193, atribui na tradição Rabínica o texto a Moisés que foi escrito entre os séculos vii e iv, a.C. um estudioso judeu do século xii Ibn Ezra entendeu que talvez o livro deve ter sido escrito em outra língua e foi depois escrito para o Hebraico, outo ensino que Deus recompensa a virtude e pune o pecado, conhecido como ‘’ justiça retribuitiva ‘’, uma das mensagens de Jó é A soberania de Deus, no sofrimento e porque os justos e inocentes sofrem e ou ímpios prosperam,
‘’ Se tu de madrugada buscas a Deus, e ao Todo-poderoso ‘’ EL Shadday’’ pedires misericórdia , se fores puro e reto , certamente logo despertarás por ti , e restaurará a morada da tua Justiça’’ Jó 8: 5-6
Quanto á Historicidade de Jó há textos parecidos Babilônicos, Ugaríticos, Hititas, chamadas fontes do mesmo núcleo em poesia e prosa, relatos da mesma história de Jó , não há moedas e indício de oferta em dinheiro, no período do bronze, mas faz referência ao sacrifício de animais e propriedades agrícolas e servos, próprio do período Patriarcal, Segundo Samuel J.Schultz e Gary V. Smith – Panorama do Antigo Testamento p. 171 , fla que a literatura de sabedoria era popular no Egito e Oriente ( êx 7:11, 1 Reis 4:30, Isaías 19:11,12) na Babilônia (Dn 1:20, 4:6-7) e em Edom (Obadias 8, Jó 2:11, A historiografia fala que Jó como proprietário e chefe de clã de família numerosa e patriarcal, muito provavelmente era um tipo de ‘’ Sheik’’, ‘’ Xeique’’, ou Líder árabe beduíno, ou Xãyb, Uma das perguntas de Jó é Deus é justo ? a mesma pergunta do profeta Habacuque, a grande pergunta é a motivação que ele tinha para servir a Deus, Há coisas que não podemos entender , em todo livro Jó faz 16 perguntas a Deus e espera resposta, faz ainda 34 queixas contra Deus, e Deus fica em silêncio, Depois Deus faz 70 perguntas a Jó, Ele levanta uma pergunta sobre a Cognosciblidade ( se Deus pode ser conhecido ) , através do seu amigo Zofar ‘’ Porventura desvendarás os arcanos de Deus ou penetrarás até a perfeição do Todo-poderoso ( EL SHADDAY OU SADDU ) ? ‘’ Jó 11:7 , O texto fala se é possível conhecer a Deus e entende-lo , o texto de Jó nos ensina que o pensamento errôneo de que a razão para o sofrimento é consequência do pecado, como uma punição da parte de Deus, ( Escrito em prosa, rima, Métrica hebraica, e poesia elegíaca Paralelismo , Jó criou seu próprio gênero literário ao incluir contenda judicial , lamento e controvérsia especulativa ( Carlos Osvaldo Cardoso Pinto , foco e desenvolvimento do Antigo Testamento), Jó nas palavras do Pastor e teólogo presbiteriano Angelo Gagliard Jr em Panorama do Velho Testamento da Vinde, Jó é um tipo de Jesus Cristo (Tipologia Bíblica ) , Assim como Cristo é um inocente e justo que sofre , que assume as consequências pelos filhos e família, e se sacrifica pelos outros, Algumas perspectivas aparecem no livro de Jó : a de satanás ( ou seja Há- satân adversário) que usa o sofrimento para forçar o justo a abandonar Deus , a de Bildade , Zofar e Elifaz , o sofrimento é a recompensa do pecado , a de Eliú – o sofrimento tem fins disciplinares, a de Jó – o sofrimento é para o iníquo e não para o justo, o sofrimento é um processo refinador como se produz ouro, a de Deus – o sofrimento é um privilégio que Deus dá ao seu povo, para ajuda-lo a cumprir algum propósito , tal como refutar satanás , o sofrimento é um apelo para confiar, mesmo quando não entendemos o propósito ou plano de Deus.
Pág. 183 Panorama do Velho testamento Angelo Gagliard Jr. Ed Vinde 1995, Sobre ao amigos de Jó Elifaz era filho de Esaú com a mulher Ada, filha de Edom ( Gen 36 :4, 1 con 135-37), ficava em Edom, descendente de Temã, filho de Elifaz, no território da Arábia, e Bildade descendia de Suã , filho de Abrão com Quetura , seu território ficava a leste da Arábia, em 1 cron 1:33 , Zofar descendente de Ismael habitante de Edom, naamatita, pág 29 – Estudo no livro de Jó – uma interpretação do sofrimento humano ( Antônio Neves de Mesquita JUERP, são amigos sinceros , com sua teologia de que o que aconteceu com Jó a explicação era o pecado, mas Deus o conhecia profundamente, Mas Jó é sem dúvida um Paradigma de espiritualidade humana e cristã, que tinha um testemunho do próprio Deus : um homem Ìntegro, reto (heb: tamî ou yosher ) , e temente a Deus que se desviava do Mal, ( Jó 1:8 ), é o próprio Deus que atesta a fidelidade de Jó, nas palavras do Pastor Ricardo Barbosa de Souza ‘’ Jó era o orgulho de Deus’’, foi a pessoa entre todos os habitantes da terra para chamar a atenção de satanás quanto á sua integridade, retidão e temor, um exemplo de espiritualidade e devoção, Satanás em tom irônico lança uma dúvida quanto á afirmação de Deus sobre a integridade de Jó ‘’ Porventura Jó debalde teme a Deus ? ( Jó 1:9), A aposta gira em torno das motivações , ou razões em que Jó serve a Deus, pelas Bênçãos, os interesses ou espontaneamente ? , como nos dias de hoje em que vivemos a teologia do ‘’ Utilitarismo, da barganha, e da prosperidade’’, Mas Jó mostra sua fidelidade a Deus apesar das perdas e sofrimento.
Mas quanto a estrutura do Livro de Jó Temos :
A provação de Jó (1.1-3.26) , A prosperidade de Jó (1.1-5), A adversidade de Jó (1.6-2:!3), a perplexidade de Jó (3:1-26), a defesa de Jó diante de seus amigos (4:1-37.24), ciclo de diálogos )4:1-14-22) , três ciclos de diálogos entre Jó e seus amigos( até cap. 22:1-37), o Livramento de Jó ( 38:1-42), A humilhação de Jó e sua restauração ( cp. 38 a 42), Deus repreende os críticos de Jó (42:7-10), e Deus restaura a riqueza de Jó (cap. 42:11-17), A dor maior de Jó foi a experiência de ter sido ‘’ abandonado por Deus’ (cap. 3:11-26), Três dos seus amigos , Elifaz, Bildade e Zofar ficaram tão abismados com o que viram e deram o silêncio como resposta sete dias e sete noites, Jó faz questionamentos que toda pessoa que sofre costuma fazer , isso entretanto , não o faz perder a fé na providência de Deus ( cap. 3:1-10), mas no final de sua vida, Deus honra a Jó ( cap. 42 :7-17), Deus restaurou totalmente a vida de Jó, e alterou sua teologia e cosmovisão , e maneira de ver Deus
‘’ Oh Deus, eu te conhecia só de ouvir falar de ti, mas agora os meus olhos te veem ‘’, Jó foi abençoado ainda mais por Deus, todavia ficou sem saber a razão e o motivo de seu grande sofrimento, isso nos ensina que Nem todas as perguntas que a nossa razão levanta encontrará respostas , Deus é soberano no seu agir e tem planos pra todos, Jó é exemplo de Fidelidade , honestidade, retidão, a Deus apesar do sofrimento, em um mundo governado por Deus Todo-Poderoso . Alguns argumentam o fato de Jó ser autêntico, Lenda, Mitologia, ou um personagem Fictício no texto Bíblico, Mas existem fontes que provam que ele existiu, por exemplo na Arqueologia as Cartas de Amarna ( 1350 a.C) e textos e relatos sumérios que houve um homem como Jó, E muitas são as evidências e obras acerca do textro de Jó , a começar pelo Texto Massorético (TM ) e pela LXX Septuaginta, Outro fator que pode ser um indício do Livro de Jó ser mais antigo que o GÊNESIS é Asa filhas de Jó herdarem suas posses juntamente com seus irmãos , isto não seria possível sob a lei mosaica ( números 27:8)
Outro fator era o próprio nome de Jó ( heb- IYYôB ) um nome semítico comum no segundo Milênio aC , 200º AC na região norte do rio Eufrates, Eugene Peterson diz sobre Jó :
‘’ Jó não é importante para nós apenas por causa do seu sofrimento é importante por ter sofrido da mesma maneira que sofremos, nas áreas vitais da familia , saúde pessoal e coisas materiais , nas áreas vitais da família, saúde pessoal e coisa materiais , Jó é igualmente importante para nós ter indagado diligentemente e prostrado ousadamente contra o seu sofrimento ‘’ Jó um homem de Tolerância Heróica – Charles Swindoll , Foco e Desenvolvimento no Antigo testamento – Carlos Osvaldo Pinto .
BIBLIOGRAFIA E FONTES CONSULTADAS
* Toda a Bíblia em um ano – pr. Darci Dusilek Ed Horizonal 2003
* Toda Bíblia em um ano- Jonas Celestino Ribeiro Ed Vida Plena
* Bíblia de Jerusalém Paulus
* Bíblia de Estudo Genebra
* Bíblia Rei Tiago – King James
* Panorama do velho testamento – Silas Alves falcão
* Estudos no Livro de Jó- Antônio Neves de mesquita
* A Bíblia livro por livro- J.B. Tdwel
* Panorama do velho testamento- Angelo Gagliard Jr ED Vinde
* Dicionário universal Buckland
* Novo comentário Da Bíblia – F. Davidson
* O caminho do coração- ensaios sobre a trindade e a espiritualidade cristã –Ricardo barbosa de Sousa Ed Encontro
*Através da Bíblia livro por livro – Myer Pearlman vida
* Lendo a Bíblia livro por livro- William H.Marty e Boyd Seevers Ed vida nova
* Como ler a Bíblia livro por livro- Gordon Fee e Douglas Stuart Ed vida nova
* Curso vida nova de teologia Básica – panorama do Antigo testamento – Samuel J. Schultz e Gary V. Smith
* Conheça o Antigo testamento – Panorama Bíblico – John D. Barnett Ed cristã evangélica 2014
* Teologia do Antigo testamento – Asa Routh crabetree JUERP
*Manual Bíblico Vida nova – S.david Dockery 2001
* Jó – J. Sidlow Baxter Vida Nova 1994
* Série cultura Bíblica introdução e comentário de Jó – Francis I. Andersen Ed Vida Nova
* Job (Jó) Daniel J. Estes Ed Baker Books 2013
* O livro de Jó e a teologia da retribuição- uma crítica ás teologias causadoras e legitimadoras do sofrimento humano , ontem e hoje – wllington correa britto Fernandes Faculdade de teologia Latino Americana .
* O livro de Jó e a Teologia da retribuição- F.Gomes Ed Saber Cristão 2009
* Falar de Deus a partir do sofrimento do inocente – Gustavo Gutièrrez – Vozes Petrópolis 1987
* Introdução ao Antigo Testamento – Lasor ,W. Hubbard , D.A. Bush, F.W. 2 Ed, Ed vida nova 2002
* Grande comentário Bíblico : Jó – S. Terrien Editora Paulus 1994
* O sofrimento humano e atuação Divina : Análise da experiência de Jó – Evelyn Karina pereira Fries – Faculdade Batista Pioneira 2016
* Panorama do Antigo testamento –Geason L. Archer Vida nova 2012
* Os livros poéticos e os da sabedoria : introdução fundamental e auxílios para a interpretação Jó , salmos, provérbios , Eclesiastes e cânticos dos Cânticos - Antônio Renato Gusso Curitiba Ed A.D. Santod 2012
* Quando O Justo Sofre – John Piper vol 1 , 2013
* Comentário Bíblico Expositivo- Warren.W. Wiersbe – livros poéticos 2006
* Comentário Bíblico Broadmam- livros poéticos JUERP
* Comentários do Antigo testamento Jó – John E. Hartley Editora cultura cristã São Paulo 2023
* Série Comentário Bíblico , Jó O problema do sofrimento do Justo – Pr. Claudionor De Andrade Ed CPAD
* Comentário Moody Jó
* Comentário Ritchie do velho Testamento Jó ,
O Livro de Jó - comentário sobre o velho Testamento – F. B. Hole
Comentário Matthew Henry – Jó
Artigo apresentado por Fabrício Barreto Gonçalves
* A Mensagem Do Antigo Testamento – Mark Dever CPAD
* Conheça melhor o Antigo Testamento – Stanley Ellisen ED vida
* Estrutura Literária do Antigo Testamento – Comentário de Gênesis a Malaquias – David A. Dorsey ED vida Nova .
Especializado em Teologia Bíblica Novo Testamento
História da Igreja
Antropologia Bíblica
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Oi a paz , irmãos ,Eu Fábrica procurei fazer o melhor com carinho espero que gostem ,se escrevam no meu canal ok
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