ESCATOLOGIA CRISTÃ: 4 PONTOS DE VISTA
ESCATOLOGIA CRISTÃ: 4 PONTOS DE VISTA
Esse artigo é um resumo tendo como base o meu livro de Escatologia e a minha Teologia Sistemática. No final do artigo, a Bibliografia usada para fornecer as informações dos livros pesquisados para promover a escrita desse artigo.
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***** PRIMEIRA PARTE *****
Escatologia geral de cada modelo Escatológico
A DOUTRINA AMILENISTA.
1) A Segunda vinda de Cristo
O retorno de Cristo irá se manifestar em um único evento.
2) A Ressurreição da humanidade
A Ressurreição dos santos e dos incrédulos irá ocorrer em um único evento.
3) O Juízo final
O Juízo final irá ocorrer após a Ressurreição de toda a humanidade.
4) O Arrebatamento
A igreja vai passar por toda a tribulação mas, para os Amilenistas, essa Tribulação é algo que vem ocorrendo desde sempre.
5) O Milênio
O reino de Cristo no Milênio não é um reino físico na Terra e sim, o reino celestial.
6) O estado eterno
Os incrédulos irão para o inferno por toda a eternidade e os salvos para o paraíso por toda a eternidade.
A DOUTRINA PÓS-MILENISTA.
1) A segunda vinda de Cristo
O retorno de Cristo irá se manifestar em um único evento.
2) A Ressurreição da humanidade
A Ressurreição dos santos e dos incrédulos irá ocorrer em um único evento.
3) O juízo final
O juízo final irá ocorrer após a Ressurreição de toda a humanidade.
4) O Arrebatamento
A igreja vai passar por toda a tribulação mas, para os Pós-Milenistas essa tribulação vai ser minimizada pela evangelização Mundial no tempo do fim que antecede a volta de Cristo.
5) O Milênio
A era presente irá se transformar no Milênio por causa do progresso do Evangelho em todo o planeta.
6) O estado eterno
Os incrédulos irão para o inferno por toda a eternidade e os salvos para o paraíso por toda a eternidade.
A DOUTRINA PRÉ-MILENISTA CLÁSSICO.
1) A segunda vinda de Cristo
O retorno de Cristo irá se manifestar em um único evento.
2) A Ressurreição da humanidade
A Ressurreição dos santos e dos incrédulos irá ocorrer em duas etapas:
Antes do início do milênio para os santos e ao término do Milênio para os incrédulos.
3) O juízo final
O juízo final irá ocorrer em duas etapas:
O julgamento dos santos antes do Milênio e o julgamento dos incrédulos após o Milênio.
4) O Arrebatamento
A igreja vai passar por toda a tribulação.
5) O Milênio
Após a segunda vinda de Cristo, teremos a inauguração do Milênio na terra por um tempo indefinido.
6) O estado eterno
Os incrédulos irão para o inferno por toda a eternidade e os salvos irão para o paraíso por toda a eternidade.
A DOUTRINA DISPENSACIONALISTA.
1) A segunda vinda de Cristo
O retorno de Cristo irá se manifestar em dois eventos:
O primeiro evento irá ocorrer antes da tribulação de 7 anos e está destinado ao Arrebatamento dos santos da igreja enquanto que o segundo evento irá ocorrer depois da tribulação de 7 anos para inaugurar o Milênio na terra.
2) A Ressurreição da humanidade
A Ressurreição dos santos e dos incrédulos irá ocorrer em duas etapas:
Antes do início do Milênio para os santos e ao término do Milênio para os incrédulos.
3) O juízo final
O juízo final irá ocorrer em três etapas:
* Etapa 1.
O julgamento dos santos antes da tribulação de 7 anos.
* Etapa 2.
O julgamento dos santos do Antigo Testamento no final da tribulação de 7 anos, o julgamento dos santos que irão morrer durante a Tribulação de 7 anos, o julgamento dos judeus e gentios que sobreviveram a tribulação de 7 anos.
* Etapa 3.
O julgamento dos incrédulos ao término do Milênio na terra.
4) O Arrebatamento
A igreja vai ser arrebatada antes da tribulação de 7 anos.
5) O Milênio
Após a segunda vinda de Cristo, teremos a inauguração do Milênio na terra por exatos mil anos.
6) O estado eterno
Os incrédulos irão para o inferno por toda a eternidade e os salvos irão para o paraíso por toda a eternidade.
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***** SEGUNDA PARTE *****
Considerações específicas sobre cada modelo Escatológico.
AMILENISMO
7) Significado do nome:
"A" que significa negação, e "milenismo" que significa milênio, ou seja, nega um milênio literal.
8) Visão geral:
O milênio não é um período literal de mil anos.
Refere-se ao reinado espiritual de Cristo no presente, entre a sua primeira e segunda vinda.
Jesus reina agora, a partir do céu, com os santos (crentes salvos).
A ressurreição dos mortos, o juízo final e a nova criação ocorrerão de uma só vez no retorno de Cristo.
9) Características principais:
Interpretação simbólica de Apocalipse 20.
A “primeira ressurreição” é entendida como a vida após a morte no céu.
Satanás está “preso” no sentido de que não pode impedir o avanço do evangelho.
PÓS MILENISMO
7) Significado do nome:
“Pós” significa depois, ou seja, Cristo volta depois do milênio.
8) Visão geral:
O milênio é um período futuro (ou presente em crescimento), em que o evangelho transformará o mundo gradualmente.
Haverá um tempo de paz, justiça e prosperidade durante muitos anos.
Após esse período, Cristo retornará, seguido pela ressurreição e o juízo final.
9) Características principais:
Otimismo quanto ao progresso do evangelho no mundo.
A igreja desempenha papel central na transformação cultural, social e política
O milênio será literal durante a era da igreja.
PRÉ MILENISMO HISTÓRICO
7) Significado do nome:
“Pré” significa antes; ou seja, Cristo volta antes do milênio.
8) Visão geral:
Cristo retornará visivelmente e corporalmente antes de um reino literal de um longo período na Terra.
Após a volta de Cristo, os santos ressuscitarão e reinarão com Ele por muitos anos.
Depois do milênio, ocorre a rebelião final de Satanás, seguida do juízo final.
9) Características principais:
Interpretação literal do milênio em Apocalipse 20.
Enfatiza a ressurreição física dos crentes no início do milênio.
A igreja passa por tribulações e perseguições antes da volta de Cristo.
Difere do dispensacionalismo por não dividir radicalmente Israel e a Igreja.
PRÉ MILENISMO DISPENCACIONALISMO
7) Significado do nome:
Variante do pré-milenismo, mas com ênfase em “dispensações” que significa períodos distintos na história da salvação.
8) Visão geral:
Cristo volta antes do milênio, mas há duas fases no retorno:
1. Arrebatamento da Igreja (antes da tribulação).
2. Segunda vinda visível (depois da tribulação de 7 anos).
Durante o milênio, Cristo reina a partir de Jerusalém, e Israel será restaurado como nação.
9) Características principais:
Faz uma distinção rígida entre Israel e a Igreja.
Defende um arrebatamento pré-tribulacionista (crentes arrebatados antes da tribulação).
O milênio é literal, terrestre e teocrático, com cumprimento das promessas feitas a Israel.
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***** TERCEIRA PARTE *****
Interpretando Apocalipse 20.1-3.
AMILENISMO E APOCALIPSE 20.1-3.
Interpretação simbólica, pois os "mil anos" representam o período atual entre a primeira e segunda vinda de Cristo.
A prisão de Satanás significa que ele está limitado em sua capacidade de enganar as nações, ou seja, o evangelho pode ser pregado no mundo inteiro.
A “chave” e a “corrente” são símbolos do poder soberano de Deus restringindo Satanás.
O “abismo” é figurado como a limitação de sua ação no mundo, mas não é ausência total de influência, mas restrição.
PÓS MILENISMO E APOCALIPSE 20.1-3.
Interpretação semelhante ao amilenismo, mas com uma ênfase diferente no resultado dessa prisão.
Satanás é preso de forma que o evangelho avança com poder crescente, levando ao progresso do Reino de Deus na história.
Os "mil anos" referem-se a um futuro tempo de paz e justiça promovido pelo impacto transformador do evangelho no mundo.
A prisão de Satanás permite a expansão da fé cristã, influenciando a cultura e a sociedade antes da volta de Cristo.
PRÉ MILENISMO HISTÓRICO E APOCALIPSE 20.1-3.
Interpretação literal, pois Satanás será realmente preso no futuro, logo após a volta visível de Cristo.
O anjo, a corrente e o abismo são reais, ou representam ações reais e concretas de Deus.
Essa prisão marca o início do reinado milenar de Cristo na Terra com os santos ressuscitados.
Durante esse milênio, Satanás não pode enganar nem influenciar as nações, resultando em um período de paz e justiça.
PRÉ MILENISMO DISPENSACIONALISMO E APOCALIPSE 20.1-3.
Também interpreta literalmente essa passagem, pois a prisão de Satanás ocorre depois da grande tribulação e da segunda vinda de Cristo, que acontece em duas etapas:
* Arrebatamento (invisível) da Igreja.
* Segunda vinda visível para reinar.
O milênio será um reino literal e terreno de 1.000 anos, com Cristo reinando em Jerusalém.
A prisão de Satanás garante um período de governo divino perfeito, sem sua influência.
Esse evento no milênio é parte do plano de Deus em cumprir promessas feitas especificamente a Israel.
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***** QUARTA PARTE *****
Interpretando Apocalipse 20.4-6.
AMILENISMO E APOCALIPSE 20.4-6.
Ressurreição espiritual:
A "primeira ressurreição" é a vida com Cristo após a morte no reino celestial.
Os que "vivem e reinam com Cristo" são as almas dos santos no céu, especialmente os mártires, que reinam com Ele durante o período entre a primeira e a segunda vinda.
O “milênio” celestial é o tempo atual na era da igreja.
A segunda morte ou condenação eterna não tem poder sobre os salvos, que já vivem em segurança em Cristo.
O foco está em um reino espiritual e celestial, não político ou terreno.
PÓS MILENISMO E APOCALIPSE 20.4-6.
Interpretação dentro de uma expectativa de progresso visível do Reino de Deus na terra durante a história.
A "primeira ressurreição" se refere a regeneração espiritual do crente na terra e a
glorificação das almas dos mártires, já reinando com Cristo.
O reinado com Cristo acontece à medida que o evangelho triunfa na Terra, culminando com um longo período de paz antes do retorno de Cristo.
A ênfase está na vitória crescente da igreja no mundo, com os fiéis participando do governo espiritual de Cristo.
PRÉ MILENISMO HISTÓRICO E APOCALIPSE 20.4-6..
A “primeira ressurreição” é uma ressurreição corporal real que acontece quando Cristo voltar.
Os crentes ressuscitam para reinar literalmente com Cristo na Terra por um longo período.
O milênio é um reino messiânico visível e terreno.
A “segunda morte” (condenação final) não afeta os ressuscitados, pois eles fazem parte da primeira ressurreição.
Após o milênio, os ímpios ressuscitam para juízo.
PRÉ MILENISMO DISPENCACIONALISMO E APOCALIPSE 20.4-6.
Concorda com o pré-milenismo histórico quanto à ressurreição física literal dos crentes no início do milênio.
Os santos, os mártires da tribulação e os fiéis Judeus da Antiga Aliança reinarão com Cristo por 1.000 anos em um reino literal na Terra.
O milênio será um tempo em que Cristo governa com justiça, e Israel será restaurado como nação.
A “primeira ressurreição” é em fases:
* Primeiro, o arrebatamento dos crentes (antes da tribulação).
* Depois, a ressurreição dos mártires da tribulação, no retorno de Cristo junto com os santos da Antiga Aliança.
* Os não salvos serão ressuscitados após o milênio, para o juíz final.
BIBLIOGRAFIA
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2. Darrell L. Bock ( editor ). O Milênio: 3 pontos de vista.
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4. Robert G. Close ( editor ). Milênio: significado e interpretações.
5. Walter A. Elwell ( editor ). Enciclopédia Histórico - Teológica da igreja cristã. Volume 1.
6. Millard J. Erickson. Dicionário popular de Teologia.
7. Millard J. Erickson. Escatologia: a polêmica em torno do Milênio.
8. Franklin Ferreira / Alan Myatt. Teologia Sistemática.
9. Norman Geisler. Teologia Sistemática. Volume 2.
10. W. J. Grier. O maior de todos os acontecimentos.
11.Wayne Grudem. Teologia Sistemática.
12. Anthony A. Hoekema. A Bíblia e o Futuro.
13. Stanley M. Horton. A vitória final: uma investigação Exegética do Apocalipse.
14. H. Wayne House. Teologia cristã em Quadros.
15. Tim Lahaye / Jerry B. Jenkins. Estamos vivendo os últimos dias ?
16. Hernandes Dias Lopes. Apocalipse: o futuro chegou.
17. Alister E. MacGrath. Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica.
18. J. Dwight Pentecost. Manual de Escatologia: uma análise detalhada dos eventos futuros.
19. Alberto Fernando Roldán. Do terror à esperança: paradigmas para uma Escatologia Integral.
20. Charles C. Ryrie. Teologia Básica ao alcance de todos.
21. Russell P. Shedd. A Escatologia do Novo Testamento.
22. R. C. Sproul. Os últimos dias segundo Jesus.
23. Lewis Sperry Chafer. Teologia Sistemática. Volume 2.
24. Robert D. Culver. Teologia Sistemática, Bíblica e Histórica.
25. Walter A. Elwell ( editor ). Enciclopédia Histórico - Teológica da igreja cristã. Volume 2.
26. Millard J. Erickson. Teologia Sistemática.
27. William A. Hendriksen. A vida futura segundo a Bíblia.
28. Henry Clarence Thiessen. Palestras introdutórias à Teologia Sistemática.
29. Charles Hodge. Teologia Sistemática.
30. Walter A. Elwell ( editor ). Enciclopédia Histórico - Teológica da igreja cristã. Volume 3.
31. Augustus Hopkins Strong. Teologia Sistemática. Volume 2.
32. J. D. Douglas ( editor ). O Novo Dicionário da Bíblia.
33. George Eldon Ladd. Apocalipse: introdução e comentário.
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LUCIANO NOBRE FRASSON.
Especialização em Pregação
Mestrado em Divindade
Autor de 5 livros de Teologia.
Muito boa sua colocação e bibliografia também.
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