A ESCATOLOGIA EM KARL BARTH

 A ESCATOLOGIA EM 

KARL BARTH ( 1886 - 1968 ).




1. INTRODUÇÃO 


Karl Bartth nasceu na cidade da Basiléia, na Suiça. 


Nesse país, ele foi pastor e teólogo da igreja Reformada.


Barth é considerado por muitos como um dos maiores teólogos da História.


Alguns teólogos afirmam que Barth foi o maior teólogo do século 20 apesar de muitos discordarem desse posicionamento.


2. O PENSAMENTO DE KARL BARTH SOBRE A ESCATOLOGIA 


Sobre o seu posicionamento na Escatologia, Bartth afirma que existe uma relação entre a esperança e o retorno de Cristo no sentido que devemos nos gloriar nessa esperança relacionado a segunda vinda de Cristo.


Em sua tese, a Escatologia não significa aguardar certos eventos que acontecerão no futuro e sim, temer a Jesus Cristo em arrependimento e fé para cada momento de nossas vidas.


Esse pensamento de Barth se relaciona não a uma Escatologia temporal voltada para o futuro mas antes, a uma Escatologia atemporal em que o retorno de Cristo não é entendida como uma possível segunda vinda no futuro e sim, a uma atemporalidade infinita da eternidade dentro da realidade presente.


Para Barth, o fim relacionado a segunda vinda de Cristo sempre estará atrasado pois, o que atrasa a chegada do fim não é a segunda vinda de Cristo mas, a nossa vigilância desse acontecimento no presente.


Sempre que estivermos vigiando, teremos uma ideia em nossa consciência de que Cristo está demorando para chegar pois, aquele que vigia espera por algum acontecimento futuro e não no presente.


Com isso, Bartth afirma que o homem continua rejeitando qualquer expectativa de uma volta futura de Cristo se não manter uma vigilância seria no presente.


Para Bartth, a Escatologia significa o temer Jesus através do arrependimento e fé no presente se distanciando de uma Escatologia relacionada a eventos futuros.


Temos nesse pensamento de Barth um metodo de Escatologia vertical ( presente ) em distinção da Escatologia horizontal ( futuro ).


Com isso, não sobra espaço para uma Escatologia temporal voltada para o futuro pois, não é o retorno glorioso de Cristo que demora a acontecer mas, o despertamento da humanidade no tempo presente.


Dentro da visão barthiana, existe uma concentração na realidade de Deus em relação ao presente, que substitui a Escatologia direcionada ao futuro, não deixando espaço para a mesma.


O futuro é direcionado para o presente e a segunda vinda de Cristo deixa de se relacionar com o futuro para fazer parte do presente.


Portanto, Barth apresenta um pensamento em que a Escatologia não está preocupada com o futuro mas, com a realidade da proclamação Escatológica presente.


3. RESUMO DO PENSAMENTO DE KARL BARTH SOBRE A ESCATOLOGIA 


Eis um resumo do estudo relacionado ao pensamento de Karl Barth sobre o tema Escatologia:


* Afirmou que a Escatologia trata de uma realidade transcendente e atemporal e não de eventos futuros.


* O retorno de Cristo não é entendido como a segunda vinda de Cristo no futuro mas sim, como algo atemporal se distanciando da temporalidade horizontal.


* A volta de Cristo ocorre quando nos despertamos para o nosso íntimo através de um despertamento da pessoa no presente e não em um evento futuro.


* Não há espaço para a Escatologia futura pois, não é o retorno de Cristo que tarda mas, o despertamento dos homens no presente.


4. CONCLUSÃO 


Podemos afirmar que o teólogo suíço rejeitou a Escatologia no sentido futuro pois, apresenta uma Escatologia vertical e atemporal em distinção da Escatologia tradicional, horizontal e temporal.


Esse pensamento fica bem distante do tradicional estudo da Escatologia voltado a uma visão futurista, pois o modelo horizontal é substituído pelo método vertical e o entendimento de uma Escatologia temporal é substituído pelo método atemporal não sobrando espaço para uma Escatologia voltado ao futuro e sim uma Escatologia direcionado ao presente.


Bibliográfica 


1. Anthony Hoekema. A Bíblia e o Futuro.


2. Alberto Fernando Roldán. Do Terror à Esperança: Paradigmas para uma Escatologia Integral.


3. Luciano Nobre Frasson. Escatologia: Teologia dos eventos finais.


------------------------------------


Luciano Nobre Frasson.

Especialização em Pregação.

Mestrado em Divindade ( Teologia).

Autor de 5 livros de Teologia.

Conheça nosso Canal

Comentários

  1. Oi excelente texto meu irmão , Karl Barth é um dos maiores teólogos da modernidade

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DAVI ERA FILHO BASTARDO DE JESSÉ?

FUNDAMENTO DA ÉTICA

O Antropocentrismo na Adoração