EM DEFESA DO APOSTOLADO DE TIAGO

 EM DEFESA DO APOSTOLADO DE TIAGO 





1. Considerações Históricas.


Antes de começarmos esse tópico, devemos enfatizar algumas considerações históricas. 


Nós temos três personagens biblicos mencionados no Novo Testamento com o nome de Tiago e todos eram Apóstolos.                                          


1) TIAGO, FILHO DE ALFEU.                                    


Esse foi escolhido por Jesus durante seu ministério terreno ( Mt 10.3, Mc 3.18, Lc 6.15, Atos 1.13 ). 


É designado como Tiago, o menor, e filho de uma certa Maria, na qual estava vivenciando a crucificação de Cristo ( Mc 15.40 ).                                                                     


2) TIAGO, FILHO DE ZEBEDEU.                               


Esse foi escolhido por Jesus durante seu ministério terreno ( Mt 10.2, Mc 3.17, Lc 6.14, Atos 1.13 ). 


Esse Tiago era irmão de João ( Mt 4.21, Mt 10.2, Mc 3.17 ) e ambos faziam parte do Apostolado. 


Sua mãe se chamava Salomé. 


3) TIAGO, O IRMÃO DE JESUS.                            


Temos que refletir um pouco sobre esse 3° Tiago que é o tema desse artigo. 


Em Mt 13.55 e em Mc 6.3 é relatado que Tiago era um dos irmãos de Jesus, e que o seu pai era um carpinteiro e sua mãe se chamava Maria, além de afirmar que esse Tiago tinha 3 irmãos, denominados de José, Simão e Judas. 


Obviamente que o seu pai esteja se referindo a José, pois o mesmo tinha como esposa a Maria, a mãe de Jesus ( Mt 1.16, Mt 1.18-25 ). 


Isso nos direciona a conclusão de que o Tiago referente a essa passagem ( Mt 13.55, Mc 6.3 ) não pode estar se referindo aos dois Tiagos que faziam parte do Apostolado, pois um era filho de Alfeu e o outro, filho de Zebedeu, se diferenciando do Tiago, irmão de Jesus. 


2. Considerações Exegéticas 


Para complicar o nosso estudo relacionado a esse tópico, temos que rever as considerações exegéticas. 


Essa passagem se referindo a Tiago como o irmão de Jesus pode nos levar a três questões que são:                                                                   


1) O termo irmão em grego se refere a Tiago como irmão Biológico de Jesus.                          


2) O termo irmão em grego se refere a meio irmão de Jesus que, obviamente esteja se referindo a Tiago como filho apenas de José de um casamento anterior e não de Maria. 


Um detalhe que temos que rever aqui é que nesse caso Tiago não seria irmão de Jesus por parte de pai pois, Jesus foi concebido pelo Espírito Santo e não teria o Y de José. 


Nesse caso a expressão irmão de Jesus seria apenas no sentido de parentesco. 


3) O termo irmão em grego se refere a irmão na fé. 


Vale esclarecer que irmão no Hebráico e no Aramaico é a expressão "ACH" e nosso irmão é a expressão " ACHI ". 


A palavra Hebraica "ACH " usado no Antigo Testamento não faz distinção entre irmão Biológico, irmão de parentesco ou irmão na fé. 


Obviamente que as expressões gregas 

" ANEPSIOS, ADELPHOS, SUGGENES " significam respectivamente primo, irmão, parente. 


Os exegetas da língua Hebraica e Grega procuram não afirmar que Tiago era o irmão Biológico de Jesus. 


Na verdade, não temos como definir essa questão com certeza absoluta. 


Por outro lado, vários exegetas afirmam com convicção que Tiago era irmão biológico de Jesus e o mesmo era o líder da Igreja no século 1.


Se formos levar para o contexto histórico-gramatical  do idioma grego em relação com a cultura helênica da época e levarmos em consideração que os tradutores do Antigo Testamento que conheciam a língua Hebraica e Grega e vivenciaram o período helênico da época usarem os termos gregos "ANEPSIOS, ADELPHOS, SUGGENES"

para traduzir os ternos Hebraico isso nos leva a conclusão de que Tiago era irmão biológico de Jesus.


3. A legitimidade do Apostolado de Tiago 


Após estudarmos o contexto histórico para diferenciar o Tiago do nosso estudo com os outros dois Tiagos, e esclarecer através  de um contexto exegético que o Tiago do nosso estudo pode e também não pode ser o irmão Biológico de Jesus apresentando uma forte tendência de que o mesmo era o irmão biológico de Jesus e, lógico, se formos levar isso em consideração ao estudo sobre Maria ao qual os exegetas defendem a tese de que a mesma teve vários filhos apesar de termos exegetas contra esse ponto de vista e, levando tudo isso em consideração vamos para a defesa do Apostolado de Tiago. 


Todos os Teólogos são unânimes em considerar que André, Pedro, Tiago ( filho de Alfeu ), Tiago ( filho de Zebedeu ), João, Filipe, Bartolomeu, Simão ( o zelote ), Tomé, Mateus, Tadeu e Judas Iscariotes foram Apóstolos e que Matias que substituiu Judas Iscariotes também foi um Apóstolo. 


O Apostolado de Paulo também é unanimidade entre os teólogos assim como Barnabé. 


A dificuldade está em aceitar o Apostolado de Tiago. 


Em Gl 1.19 lemos:


" E não vi outro dos Apóstolos, senão Tiago, o irmão do Senhor". 


Nessa passagem, Paulo conta que ao ir a Jerusalém, ele não viu os demais Apóstolos senão a Tiago. 


Antes disso, em Gl 1.18 é relatado que Paulo permaneceu com Cefas durante 15 dias. 


Cefas nessa passagem se refere a Pedro, o Apóstolo, tal como relacionado em Jo 1.42 que diz:


" E o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas ( que quer dizer Pedro ) ". 


Nesse contexto, os dois irmãos e discípulos de João Batista resolveram seguir Jesus, o Messias. 


Baseado nisso, podemos afirmar que Paulo durante um período de 15 dias teve certo diálogo com Pedro e Tiago. 


A palavra "senão" em Gl 1.19 no Grego é "ei me", que normalmente significa "senão, exceto", 

e na grande maioria dos textos do Novo Testamento designa algo que é parte do grupo anteriormente citado, se tornando com isso uma excessão. 


Portanto, Paulo de fato quis dizer que viu Pedro e nenhum outro Apóstolo além de Tiago, ao qual, pela colocação dos termos, temos Tiago como um dos Apóstolos, bem porque Paulo descreve que ele não tinha visto outro dos Apóstolos, deduzindo que ele teve contato com Pedro ( Gl 1.18 ) e utiliza a palavra 

 "senão" que dentro do termo Grego, vem a significar que Tiago que aparece após essa palavra estava incluso como um dos Apóstolos ao qual Paulo relatava naquele contexto. 


Outra prova bem clara está em Gl 2.9:


"E, quando conheceram a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, que eram reputados colunas, me estenderam, a mim e a Barnabé, a destra de comunhão, a fim de que nós fôssemos para os gentios, e eles, para a circuncisão". 


Nesse contexto, Tiago é classificado com Pedro ( Cefas ) e João como coluna da Igreja de Jerusalém. 


Em Atos 15.13-21, Tiago, juntamente com Pedro, exerce uma significativa função de liderança no Concílio de Jerusalém, função apenas apropriada ao ofício de Apóstolo. 


Isso nos faz entender que Tiago realmente era um dos Apóstolos totalizando um total de 16 Apóstolos. 


Referência Bibliográfica 


1) F. F. Bruce ( editor ). Comentário Bíblico NVI Antigo e Novo Testamento.


2) D. A. Carson ( editor ). Comentário Bíblico Vida Nova.


3) Russell Norman Champlin. O Novo Testamento interpretado. v 2.


4) J. D. Douglas ( editor ). O Novo Dicionário da Bíblia.


5) Wayne Grudem. Teologia Sistemática.


6) Donald Guthrie. Gálatas: Introdução e Comentário.


7) Augustus Nicodemus Lopes. Apóstolos: a verdade Bíblica sobre o Apostolado.


8) Hernandes Dias Lopes. Gálatas.


9) Vilson Scholz. Novo Testamento interlinear Grego-Português.


10) John Stott. A mensagem de Atos.


11) Luciano Nobre Frasson. Os Apóstolos: uma investigação Bíblica.


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Luciano Nobre Frasson.

Especialização em Pregação.

Mestrado em Teologia. 

Autor de 5 livros de Teologia.

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Comentários

  1. Meu irmão parabéns Deus o abençoe, material teológico de qualidade abraço do professor Fabrício Barreto

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