PARA SER PASTOR TEM QUE SER TEÓLOGO?

 


A primazia desse artigo é demostrar às devidas obrigações que todo o pastor têm que se desenvolver ao longo da caminhada cristã. Para que de fato, ele seja um espelho no que concerne o saber teológico e a prática como homem de Deus. O que passar disso mencionado, não é o propósito deste material em específico. Deus vos abençoe!

The main purpose of this article is to demonstrate the proper obligations that every pastor must develop throughout his Christian journey. So that he may in fact be a mirror regarding theological knowledge and practice as a man of God. Anything beyond that is not the purpose of this specific material. God bless you!

Palavra chave: ( Teólogo, pastor, vocação, oportunidade, rejeição).

PARA SER PASTOR TEM QUE SER TEÓLOGO?


Uma pergunta tem surgido, e vamos tentar esclarecer ao longo desse artigo. Só pode ser pastor quem têm formação teológica? Espero que dê alguma maneira seja relevante minhas pontuações sobre o tema proposto.

O QUE É SER PASTOR

Para se entender o chamado pastoral temos que ir para a Bíblia Sagrada, lá a resposta está bem fundamentada .

“11. Assim, Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,

12. com o propósito de aperfeiçoar os santos para a obra do ministério, para que o Corpo de Cristo seja edificado.”

(Efésios, 4).

Não foi homens que se alto conclamaram como pastores do rebanho de Cristo. É como o Apóstolo Paulo afirmou, todos foram vocacionados com essa responsabilidade. Muitos nunca iriam imaginar em seu passado, que seriam pastores em seu futuro. Mas Deus têm chamado e capacitado os seus para fins propostos por Ele para crescimento de sua igreja. Sendo assim, todos os que se alto titulam como pastor, esses na verdade não são! Pastores que conhecemos na atualidade, eram também chamados de bispos ou presbítero nos tempos bíblicos ( Tito1:6,11).

Diante de tantas obrigações dos bispos como: Ser exemplo ( honesto), não dado ao vinho, que governe bem seu lar, marido de uma só mulher etc. Os homens de Deus tem uma obrigação singular de saber manejar bem a Palavra da Verdade, e é sobre esse ponto que vamos adentrar agora ( 2 Tm 2:15).

PASTORES SEM INSTRUÇÃO:

A igreja Luterana no Brasil é considerada uma das mais antigas a ser fundada nesse país, em Nova Friburgo no Rio de Janeiro em 1.824, isso remete a dizer que às igrejas protestantes aqui no Brasil são ainda muito recentes, comparado com a história da igreja em geral. Em algumas igrejas ainda hoje, a teologia não chegou, devido os bloqueios de ignorância e preconceito errôneo por parte de alguns líderes.

Afunilando por exemplo aos pentecostais no Brasil, e as ondas que decorreram depois desse movimento gerando milhares de igrejas com víeis diferentes, percebemos boa parte dos pseudos-pastores sendo leigos no assunto bíblia, e guiando rebanhos do Senhor.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Protestantismo_no_Brasil#:~:text=A%20primeira%20comunidade%20luterana%20foi,da%20Imigra%C3%A7%C3%A3o%20alem%C3%A3%20no%20Brasil.

É certo termos em nossas igrejas pastores sem estudo teológico ? Não temos autoridade para descartar um pastor independente de sua formação ou não teológica, mas, devemos alertar que um pastor que não quer abraçar as oportunidades do século 21, é um pastor que está desperdiçando uma notável oportunidade.

É só fazer uma pesquisa sincera principalmente nas igrejas pequenas, e veremos, e digo com todo respeito e temor um analfabetismo teológico gigantesco. Às igrejas com maiores aberrações são igrejas que não contém estudo bíblico semanal em seu núcleo de fé. Isto não é uma regra infalível, pois sabemos que existem seitas que também estudam bíblia. Só que essas seitas estudam a Bíblia, mas sempre voltados para homens, ou livro extra-bíblicos que chocam com a única verdade que é as Escrituras.

Estudo teologia como aluno do saber, há mais de 13 anos, e sei que o crescer na graça ( espiritualidade) e no conhecimento ( Bíblia ) são de suma importância e inegociáveis. Então porque não obedecer a Bíblia ? Crentes que amam dizerem que são espirituais, mas não têm respeito e amor genuíno pela Palavra de Deus, estão errados. Outros que se perdem em nadar demais no saber teológico, com intuito de se auto promover; e deixam a sensibilidade com o amado Espírito Santo, também são loucos. A palavra de Deus como bem sabemos é uma arma ( espada afiada de gumes Hb 4:12) que só pessoas que se qualificam de forma progressiva, podem ter menos riscos em seu manuseio, para não provocar riscos para si ou para terceiros, riscos esse de salvação.

PASTORES E A TEOLOGIA COMO FERRAMENTA DE TRABALHO

Mais uma vez falo com respeito, mas com pesar: Fui pastoreado por alguns pastores que repetiam sempre as mesmas passagens em vários cultos, por não saberem mais outro assunto dentro da própria palavra de Deus. O rebanho no qual Deus confiou a esses pastores, nunca crescem no conhecimento, se eles não querem por si só adquirir. A pior dificuldade desses pastores é ao pregar e ensinar o que não sabem. Ao lerem uns versículos, pregam fugindo do que leram, para tentarem gastar o seu tempo de 30 minutos, no qual eram para ensinar o povo, as preciosidades da Palavra.

Temos inúmeros relatos de alguns pais da igreja primitiva, que já tinham obras tituladas como acadêmica, devido a suas profundidades nas Escrituras. Esse artigo não é para discriminar ou desprezar os pastores leigos. Mas apenas para os advertir para a importância do conhecimento teológico. Teologia é nada mais do que o Estudo sobre Deus, no qual Ele mesmo nos quis revelar. Glória a Deus. Ainda sobre o conceito de teologia no protestantismo brasileiro, meu amigo Dr. Moisés Brasil reitera:

“ No protestantismo, o conceito de teologia é quase unânime, sempre partirá de um estudo ou ciência, acerca de Deus, sendo esse estudo a “ interpretação racional da fé”, e o relacionamento desse mesmo Deus com a sua criação.”

Fonte: Maciel, Moisés Brasil. Protestantismo brasileiro – 2016 / Dissertação de Mestrado, Teologia PUCRS.

 Todos os pastores, aproveitem esse tempo de pós modernidade e tecnologia avançada, e estude teologia, e mantém sua devoção a Deus diária. E verás a magnitude do saber e a importância para nossos dias. Deus em Cristo vos abençoe!

Referências Bibliográficas:

Maciel, Moisés Brasil – 2016 – Dissertação de Mestrado – PUCRS.

Bíblia King James 1.611 – Estudo Holman.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Protestantismo_no_Brasil#:~:text=A%20primeira%20comunidade%20luterana%20foi,da%20Imigra%C3%A7%C3%A3o%20alem%C3%A3%20no%20Brasil.

Biografia do autor:

Paulo César, casado com Andréia Cristine, têm uma filha chamada Ana Júlia. Formado em Bacharel em Teologia livre, pós graduando em Hermenêutica Bíblica pelo Seminário Batista Livre, e Doutorando em Teologia pela FATEB. Autor e Coautor de 8 obras teológicas. E diretor geral do projeto dos Bereanos.

Instagram: presbitero_paulocesar

Facebook: paulo cesar gv

Conheça nosso Canal


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DAVI ERA FILHO BASTARDO DE JESSÉ?

FUNDAMENTO DA ÉTICA

O Antropocentrismo na Adoração