VIDA E OBRA DE JOÃO CALVINO E JACOBUS ARMINIO

 VIDA E OBRA DE JOÃO CALVINO E JACOBUS ARMINIO 



POR FABRÌCIO BARRETO GONÇALVES

Antes de falar desses dois Teólogos brilhantes servos de Deus, e seus escritos, seus textos, Doutrina calvinista e Arminiana, e Teologias começo esse artigo e uma Homenagem porque Não dizer, curriculum de vida ‘’ curriculum vitae’’, 

João  Calvino (1509-15640 nasceu em Noyon , na Fança de uma família nobre, Estudou Teologia e Direito e Filosofia, e Artes ( Magister Artium)  como era o costume de todo jovem da nobreza da Europa, em 1529, no início se interessou pelos estudos Humanísticos-teológicos, e foi para Orléans, onde encontrou um parente que já tinha aderido as idéias Luteranas, e os escritos dos clássicos humanísticos, os filósofos , e textos jurídicos e os textos de  um grande Humanista chamado Erasmo de Roterdam, depoi de 1531 seu pai morreu sr. Gérard Cauvin, voltou para Paris , mas refugiou-se para Basiléia por causa da Influência Reformista, em 1536 iniciou a Institutio Religionis Chistianae ‘’ Institutas da Religião Cristã ‘’ sua Opus Magnum, obra mais conhecida, logo depois da amizade com o Zuingliano Farel começou a pregar o Evangelho p.  38 e 39 Battista Mondin – Paulus.

Calvino foi escritor , Teólogo e exímio conhecedor d Bíblia, como Advogado excelente intérprete e Hermeneuta, casou-se com Idelette de Bure,  considerado um dos lideres da Reforma protestante, O professor e historiador Giacomo Martina fala que como Calvino Nasceu Na França na Picardia entre Paris e Bégica, estudou Letras e jurisprudência  teve contato com pensamentos e doutrinas da Reforma, estudos e influenciado por dois professores  de teologia e filosofia Le Févre d’Étalpes e por Guillaume Briçonnet, escreveu e publicou suas Institutas em Latim e Françês, 1536, 

Isso acarretou expulsão de algumas cidades pelos seus escritos e pregação do Evangelho, seu biógrafo disse que João Calvino era um aluno devoto, aplicado e um Teólogo brilhante, mudou-se para Estrasburgo e foi pastor de uma Igreja de refugiados Franceses, onde conheceu e se tornou amigo de Martim Bucer (1491-1551), nas palavras do pastor Franklim  Ferreira Bucer influenciou na Pneumatologia , A Doutrina do Espírito Santo, e na disciplina Eclesiástica p. 46 , em 1541 havia um caos na cidade de Genebra na Suíça, onde ouviu falar do Escocês John Knox (1514-1572, foi sucedido por Teodore de Beza (1519-1605), 

Em 1536 talvez tenha sido sua maior obra ‘’ as institutas da religião Cristã’’, aos 26 anos de idade, obra que contém grande parte do sistema doutrinário adotado pelas igrejas Reformadas, destacava a doutrina da Justificação assim como Lutero, pela fé e a graça e soberania de Deus e a predestinação , Calvino Salientava a Soberania de Deus (is 43.7; Jo 17.5; RM 11.36; Ap 19.1) .

Com seu carisma, escritos ,pensador sistemático , Calvino criou uma Igreja modelo, que ele mesmo dirigiu em Genebra na Suíça, como se fosse uma Teocracia Eclesiástica na suíça, como diz o pastor Merval Rosa, sua influência se fez notar em várias partes da Europa e depois na América do Norte, suas doutrinas constituem a base das Igrejas Reformadas e do Presbiterianismo  , aliás todo sistema da teologia de Calvino parte da Doutrina da soberania de Deus e predestinação, para Calvino Deus pode criar  porque ele é Deus, também João Calvino produziu inúmeras obras e textos como o ‘’ Corpus Reformatorum’’ e sua opus Magnum, grande obra ‘’ as institutas’’, p. 264 Merval Rosa 

Outro postulado da doutrina de Calvino è a autoridade das escrituras, em matéria de Fé, uma leitura nas Institutas, vê que Calvino não se baseia em especulações Filosóficas mas na Bíblia Sagrada, 

Merval Rosa em Antropologia Filosófica  JUERP  p.264, diz que a Antropologia de Calvino é basicamente Dicotômica, a imagem de Deus no Homem ‘’ Imago Dei’’, para ele consiste basicamente na sua imagem e natureza espiritual refletida na forma física , Para Calvino a Natureza espiritual é algo mais Elevado, e a Natureza Física é algo inferior, o Pastor Merval Rosa, afirma que Calvino leva o Agostinianismo ao extremo, ensinando na total depravação do Homem (TULIP), como está no cap. 1 ao 3 das institutas, A razão do homem e sua vontade é depravada e perversa pelo pecado original de Adão, transmitido a seus descendentes  Henry Bettenson em documentos da Igreja Cristã, p.264.

Sobre o livre-arbítrio ou capacidade Ôntico-metafísico psicológica de escolha, Calvino diz que Adão não era verdadeiramente livre, tudo o que aconteceu ao homem foi por decreto eterno e imutável de Deus. Adão não foi responsável por suas escolhas, mas sua queda foi inevitável, livro 1 p. 124 das institutas, 

A doutrina da predestinação  ou Eleição incondicional é a síntese do ensino de Calvino, conforme o livro 2 e cap. 21 das institutas, se baseia na Antropologia e teologia Agostiniana , ‘’ è evidente que é por vontade de Deus que sucede que a salvação é concedida  alguns e negada a outros ‘’(Inst. 3, p. 21), Para salvar os Eleitos Deus enviou seu filho ao Mundo, nesse ponto Calvino é mais radical que Lutero (Battista Mondin – Paulus , 

Essa ideia de interpretação ética do princípio da predestinação  teve papel importante na origem e no desenvolvimento do Capitalismo  ‘’ Ètica protestante e o espírito do capitalismo – Max Webwer, e Battista Mondin  p. 39 – Paulus , criou-se também o ‘’ concistorum ‘ governo eclesiástico de pastores, diáconos e Ancião e presbíteros na Igreja suíça e Alemã,  Calvino escreveu comentários Bíblicos e ordenanças eclesiáticas , uma espécie de Catecismo calvinista em 1542, mas sua obra maior sem dúvida foi a institutas da Religião cristã em 1559 tinha 1.500 páginas, que seguia o padrão do credo dos Apóstolos,  no volume 1 fala do conhecimento de Deus, a trindade, providência, no volume 2 fala do conhecimento de Deus como redentor, a queda e pecado humano, a lei, no vol. 3 fala da graça e como a recebemos, sobre fe´, regeneração, arrependimento e vida cristã, predestinação, ressurreição final, no volume 4 fala sobre a Igreja, os meios da graça  comum , sacramentos, o governo civil, todo mérito dado a João Calvino no arcabouço de suas doutrinas, alguns comparam as institutas a suma teológica de Tomás Aquino, que atrevimento ! , no que diz respeito á eucaristia a Ceia e os sacramentos, queria harmonizar os conceitos Luteranos da ‘’ consubstanciação ’’, e o de Zwinglio de mero simbolismo, mas presença real e espiritual de cristo na ceia, p. 149 de Giacomo  martina, História da Igreja- de Lutero a Nossos Dias- Ed Loyola, Guido Zagheni da Paulus  afirma que como Calvino era formado em ‘’ Magister Artium’’ mestre nas artes e sentenças de Pedro Lombardo magister sententiarum , ele elaborou leis, doutrinas, que formou a base da política suíça , algumas coisas baseadas na própria bíblia e no Direito, em 1549 forma um conselho com Martim  Bucer, e outros, até morrer em 1553 Calvino ainda escreveu vários comentários Bíblicos ,Terri Williams – cronologia da História Eclesiástica p. 23 Ed Vida Nova, um historiador  uma vez disse que mais importante que ler ou estudar ou falar sobre um autor ou escritor, é discutir e debater suas obras, e com Calvino Não foi diferente, rigoroso na disciplina e doutrina reformada e calvinista, convencido por Farel ficou em Genebra na suíça e ambos implantaram as idéias da Refoma e o calvinismo , as cinco solas, e a TULIP, e princípios que entram em acordo com as doutrinas reformadas e protestantes, Calvino por ter sido criado numa família de posses, seu pai Geraldo ou Gerard  era conselheiro do padre e cônego e tinha prestígio advogado , e sua mãe Jeanne Le Franc mulher cristã de oração devota , influenciou a vida de devoção e espiritualidade de Calvino, tanto que ‘’ as institutas ou chamada de instituições’’ tem muitas páginas sobre a Oração, justos Gonzalez diz em seu livro sobre história da Igreja que Calvino no início não ligava para as questões de evangelização  das pessoas, tanto que Guillaume Farel o amaldiçoou, e rogou a Deus que o amaldiçoasse se ele se recusasse a ir embora, e não ajudasse a Farel e pregar o evangelho e ser líder e pastor naquela comunidade, Calvino estudou com um professor  Doutor em teologia, Filósofo e humanista muito respeitado na época o professor John  Marthurim Cordier,com  esse professor se interessou pelos livros e obras filosóficas e humanistas como Erasmo de Roterdam que estudou no mesmo colégio que Calvino( collége Montaigu) , e leu e comentou uma obra do Filósofo Sêneca ‘’De Clementia’’, em 1532,Calvino fundou uma Academia de estudos Bíblicos e teológicos , formando alunos e lideres eclesiásticos, sendo sucedido por Teodoro Beza  p. 254 Earle E.Cairns, um dos pontos da Teologia além da predestinação , Eleição, e soberania de Deus era a ( la gorie de Dieu), a gloria de Deus, na providência divina, em seu livro institutas, enfim com Calvinino ‘’ ecclesia sed semper reformata’ igreja reformada sempre reformada 

p.224 Bengt Hagglund- história da teologia Ed Concórdia, enquanto que Calvino se baseava nos chamados 5 pontos da TULIP, Jacob ou Jacó  Arminio, se baseava  nos 5 pontos Arminianos ou FACTS- que era A livre pela graça para crer, Expiação para todos, Eleição condicional, Depravação total, segurança em cristo ambos Calvino e Arminio concordavam em alguns pontos, seus seguidores é que levaram a frente essa divisão entre o sistema Calvinista e sistema  Arminiano,’’ calvinismo x Arminianismo : A soteriologia sob princípios divergentes de  Jeverson Nascimento , afinal  A graça pode ser impedida e decair da graça, tanto o sistema Calvinista quanto Arminiano constituem sistemas e doutrinas teológicas importantes na história da teologia, com fundamentação bíblica que tenta buscar e explicar a relação entre a soberania de Deus e a reponsabilidade humana em relação á salvação.

Mas como disse Timothy George em seu livro Teologia dos Reformadores, e Daniel Rops, Calvino ficou conhecido por sistematizar a doutrina protestante reformada, O calvinismo não foi  só um movimento teológico foi  social, político e doutrinário Efêmero, mas tomou conta de toda a Europa e Estados Unidos e colônias , é impossível fazer teologia sem interagir com o legado de Calvino e Armínio, especialmente em sua Antropologia e Eclesiologia, e Soteriologia, e sobre o Governo e Doutrina da Igreja, A confissão calvinista foi elaborada no Sínodo de Dort (1618-1619) por Teodoro Beza que foi aluno de Calvino em resposta aos seguidores de Armínio com seu documento Remonstrante de 1610 principalmente com relação a soteriologia e Eleição,  Matheus Melquiades  

Ao 5 pontos do Arminianismo  

1- Capacidade humana , livre-arbítrio- todos os homens embora sejam pecadores, ainda são livres para aceitar ou recusar a salvação que Deus oferece

2- Eleição condicional-Deus elegeu os homens que ele previu que teriam Fé em Cristo

3- Expiação ilimitada-Cristo morreu por todos os homens e não somente pelos Eleitos

4- A Graça resistível- Os homens podem resistir á graça de Deus para não serem salvos

5- Decair da Graça- Homens salvos podem perder a salvação caso não perseverem na Fé até  o fim , alguns teólogos Sistemáticos como Wayne Grudem, Finney,  Strong, Langston,Erickson  preferem dizer perseverança dos salvos ou perseverança do salvador .

Quanto a depravação humana , Arminio admitia mas também o livre arbítrio  o homem pode escolher entre o bem e o mal,  

Quanto a Eleição  para a salvação no arminianismo o homem  não nasce predestinado devemos procurar atentar para a oferta salvífica de Deus  somente assim seremos salvos, 

Quanto a Expiação  – Jesus morreu por todos, embora nem todos aceitam seu sacrifício 

Quanto a Graça de Deus – A graça é resistível, A salvação se apresenta a todos os homens, uns admitem suas necessidades outros a ignoram completamente, rejeitando a o portunidade

Quanto a perseverança no Arminianismo – Há a possibilidade de perder a salvação , até mesmo de uma total apostasia.

Já no sistema e Doutrina Calvinista Quanto á Depravação humana- A humanidade está num estado de depravação total, os seres humanos são incapazes de compreender a oferta divina ( o homem  está morto em Adão) para Calvino o homem não possui livre arbítrio, A mente humana está cauterizada pelo pecado parecido com o Metodismo ,

2-  Quanto a Eleição para a salvação – nascemos predestinados para sermos salvos ou perdidos. Os perdidos jamais encontrarão a salvação, os salvos poderão ser salvos mesmo na hora da Morte , ou seja, nenhum predestinado morre sem salvação.

3- Quanto a Expiação no calvinismo- Jesus não morreu por todos os homens, mas pelos’’ eleitos’’

4- quanto a Graça de Deus no Calvinismo- A graça é irresistível A salvação só se apresenta a quem é predestinado ou Eleito, uma vez conhecedor da Graça , a entrega é incondicional.

5-Quanto a perseverança- não há possibilidade de um Predestinado e Eleito perder a Fé, os Eleitos de algum modo , perseverarão na fé até o fim.

Pregadores como Carlos Spurgeon e Carlos Finney pregam a perseverança dos santos ou salvos, Charles Finney era Arminiano , e pregava a graça de Deus, com tremor e temor p. 20 – Dr. Matheus Melquiades , 

Outro Teólogo que faz parte desse Artigo é 

Jacobs ou Jacó Arminio  ou James Arminius (1558-1609) nasceu em Utrecht órfão ainda jovem, estudou em Amsterdã, e Leyden foi aluno de Teodore Beza, em Genebra, pastoreou 15 anos em Amsterdã, foi professor de teologia, acreditava que o calvinismo ensinava que Deus era autor do pecado, e que o Homem era um robô nas mãos de Deus, contendeu com seu amigo Francisco  Gomarra , por ser Calvinista, Arminio  pediu um Sínodo nacional sobre essas questões mas morreu antes, p. 264-265 Earle E. Cairns ( O cristianismo Através dos Séculos Ed Vida Nova), Hugo Grotius e seus seguidores de Arminio era entendido em Direito internacional compilou suas ideias em 1610, 

Arminio e Calvino ensinavam que o homem  , por ter herdado o pecado de Adão, está sob a ira de Deus, Arminio  porem cria que o homem era capaz de procurar  a salvação antes mesmo de Deus lhe conceder a graça fundamental que habita a sua vontade para cooperar com Deus.

Já Calvino entendia que a vontade do homem fora corrompida pela Queda que a salvação era obra exclusiva da Graça de Deus, O calvinismo exerceu influência sobre a Igreja Anglicana do Século xvii, no movimento metodista de Wesley, e o Exército de Salvação séculos 17 e 18,  

Arminio foi professor na Universidade no lugar de dois grandes mestres em teologia srs, em Leiden, Franciscus Junius e Lucas Trelcatius , O Ancião, 

 O princípio  do ponto do Arminianismo é que o homem é dotado de liberdade e livre Arbitrio que era o lema da Renascença ’’ faculdade Ôntico-metafísico-psicológica de escolha’’, Os reformadores concordam com tal afirmação, mas com a tese de Lutero- na obra ‘’ A escravidão da vontade ‘’ o homem não está livre da escravidão a satanás, 

Arminio acreditava que a queda do homem não foi total e sustentou que, o homem restou bem suficiente capaz de habilitá-lo  a querer aceitar a cristo como salvador. ( www.monergismo.com) , 

A posição Calvinista quanto á Regeneração é Monergista e a Arminiana é posição Sinergista,  quanto ao alcance da expiação os calvinistas acreditam na morte de Cristo foi um sacrifício penal e vicário, já os Arminianos entendem que a morte de Cristo foi um sacrifício que Deus aceitou , em sua benevolência , no lugar de uma penalidade, é alcançada para todos, os calvinistas entendem que o alcance da expiação é somente para os Eleitos.

Os calvinistas entendem que quanto A Graça de Deus – graça comum dada a todos, a graça salvífica é dada aos eleitos, e os Arminianos acreditam que a Graça capacitadora dada a todos , graça salvífica dada àquelas que creem , graça para perseverança dada áqueles que obedecem, os calvinistas quanto a vontade humana está aprisionada pelo pecado, já os arminianos a vontade humana é livre para praticar o bem espiritual, os calvinistas quanto a perseverança acreditam na perseverança de todos os eleitos pela graça de Deus, os arminianos  entendem que a perseverança depende da obediência do homem. No livro de Max Weber – A Ética protestante e o espírito do capitalismo, ele se baseia, nos séculos 16 e 17, no capitalismo comercial na evolução histórica da Europa, na economia e política, o calvinismo teve grande influência nisto  , se falava, nas classes, pobres, na burguesia e nobreza, nos religiosos, proprietários, comerciantes, que alguns poucos ainda viviam no sistema colonial, nos antigos feudos, e as ideias calvinistas de predestinação , de riqueza, de reino na terra, agradara e muito os senhores, proprietários, sob a cultura de ‘’ Laboriosidade’’ , ou o valor pelo trabalho, e riquezas por assim dizer confirmaria a ideia de eleição e predestinação ás riquezas, uma ideia que tanto agradou a sociedade no tempo de Lutero, Calvino, Arminio,Zwinglio , O crítico de arte Giorgio Vassari , foi talvez um dos primeiros a usar o termo ‘’ Renascimento ou Renascença’’, isto, em 1550, para falar desse grande movimento O renascimento e a Reforma Protestante, que se destacou por um movimento anticlerical, a cultura em que Calvino e Arminio estudaram, opunha-se á cultura religiosa e teocêntrica do mundo medieval séculos antes, e um dos ensinos no tempo de Lutero, Calvino, Arminio e Zuinglio e do Renascentismo foi a idealização da liberdade do indivíduo, Roland MOUSNIER,obra citada p.20 

No seu sentido mais amplo , o humanismo em que Calvino e Arminio e Lutero estudaram, pode ser definido como a glorificação do humano e do Natural , em oposição ao divino e extraterreno . op. Cit. Edward Burns – história da Igreja e da civilização Ocidental Ed Globo p. 392, 

Erasmo de Rotterdam (1466-1536)  considerado o ‘’ príncipe dos humanistas ‘’, usou de uma linguagem simples  e elegante para esclarecer problemas teológicos e superar a angústia metafísica da Europas de sua época , devido á tenção religiosa e política, criada pelo Reformista, Lutero, Calvino e Armínio, e outros, a quebra de valores cristãos, e o inconformismo  e vazio da vida no homem, que Calvino e Arminio, Lutero , Zuinglio e outros , e o próprio Erasmo de Roterdam denunciava em seus escritos, várias críticas  foram dadas ao comportamento eclesiástico da Igreja católica nessa época, e a alguns pontos Doutrinários como o livre Arbítrio , a importância da liturgia, etc, muito especialmente o livro de Erasmo lido pela maioria dos Reformadores  ‘’ o Elogio da Loucura’’.

Obra em que denuncia algumas atividades da Igreja católica e imoralidade do clero, e satirizou a Igreja dominante do século 16 a católica Romana, na obra as institutas ou instituições, Calvino no prólogo suplica ao rei Francisco i,  proteção aos protestantes perseguidos na França, os huguenotes, conquistando seu rebanho em Genebra na Suíça, rapidamente Calvino conquistou a vida religiosa, política, e moral dos cidadãos  da cidade com rígida censura feita pelas ‘’ ordenações eclesiásticas e pelo Consistório’’ . 

Calvino transformou Genebra na Roma dos protestantes, João Calvino conseguiu impedir o avanço do luteranismo fora da área Germânica e estendeu sua versão de cristianismo a um setor da sociedade Francesa, aos países Baixos (Holanda), Escócia,e com o tempo na América do Norte , e por outro lado em 1555, a Paz de Augsburgo , assinada entre Carlos v e os príncipes Alemães  , reconhecia a estes liberdade para adotar em seus Estados a religião que quisessem.

Em A escrita da História Flavio de Campos e Regina Claro, Escala educacional, 

No século 16(xvi) nas décadas que se seguiram os clandestinos Huguenotes franceses  , nome dado aos calvinistas Franceses , forma se multiplicando gradativamente , O sistema Calvinista se tornou um meio para criticar a Igreja Católica Romana e o poder crescente dos monarcas e Reis, Numa França em que monarquia e igreja se encontravam articulados há séculos , era uma afronta a Igreja o alto clero e papado, e á autoridade real. Assim entre 1562 e 1598 a França viveu guerras religiosas , que custaram á monarquia a perda do controle de diversas áreas do Reino, inclusive a religiosa e espiritual, em 1579 os teóricos huguenotes publicaram o ‘’ Vindiciae contra tyrannos’’ , uma justificativa moral , baseada na fé e nas escrituras , á rebelião contra um Rei injusto e até mesmo á sua execução.  Os Calvinistas se tronaram cristãos militantes , atuantes em suas congregações e dispostos a eliminar o mal em si mesmos e nos outros, capazes de governar sua cidade com a mesma vontade de ferro que empregavam para controlar as paixões, como Lutero , João Calvino ressaltava a submissão dos cristãos ás autoridades políticas mas se apenas a dedicação á lei de Deus poderia ser vista como sinal de sua salvação, então a obediência ás leis humanas seria sempre condicionada por sua Fé e moral cristãs.

Depois da morte de Zuinglio, João Calvino escreveu um volume pequeno de suas Instituições da Religião Cristã, até a edição de 1559, Deus como criador e supremo no Universo, seu escrito foi a Teologia sistemática da Reforma, seu objetivo era fazer uma cidade santa, onde as leis humanas seriam as leis divinas, Calvino pregava todos os dias, e duas vezes aos Domingos, e estabeleceu uma escola ou Academia de pregadores, para treinamento dos jovens da cidade , e conseguiu organizar o cuidado com os pobres e os idosos, A Genebra de Calvino era uma comunidade de Doutrinas e prática e um modelo de vida de acordo com a Reforma, Além de seu impressionante programa de pregação e ensino ,Calvino também produziu muitas obras, escreveu discursos, tratados teológicos e comentários de 33 livros do Antigo testamento e de todo Novo Testamento , com exceção do Apocalipse , como escreveu em 1871 Philip Schaff ‘’ Calvino foi o fundador da moderna exegese histórico-gramatical da palavra de Deus, 

Calvino na opinião de alguns , é muitas vezes retratado como um fanático disciplinado e autoritário . Essa ideia é bastante imprecisa .

Nos dias atuais o calvinismo é comumente resumido no mundo ‘’anglófono’’ pelo Acróstico TULIP(TULIPA) , Depravação total ;Eleição incondicional ;Expiação limitada ;Graça irresistível ;Perseverança dos santos,  O Calvinismo hoje é encontrado na Igreja Presbiteriana nas igrejas de Fé Reformada e em algumas Igrejas Batistas . in James P. Eckman –Panorama da História da Igreja – Vida Nova .


Quanto á Predestinação , Calvino que discutira o assunto argumentava que , embora estivesse predestinado á salvação ou á Danação ( réprobo) , o homem jamais poderia conhecer antecipadamente sua sorte ou destino que Calvino chama de Declinatio .

Houve também uma controvérsia com um Teólogo espanhol jesuíta e católico chamado Luís de Molina, seus seguidores chamaram sua doutrina de ‘’molinismo’’, em 1588 , publicou seu livro sobre a concordância do livre arbítrio com os ‘’ donos’’ da graça , a divina presciência , providência , predestinação, e condenação, por causa de sua ênfase sobre a liberdade humana , seu livro foi duramente atacado pela ordem Dominicana, H.H. Muirhead em O cristianismo através dos séculos, vol 3, pág 51, 

A reforma protestante e o calvinismo não foi só religiosa, e espiritual ou eclesiástica, mas também social, e política, alguns fatores e acontecimentos históricos  foram agregando á reforma e ao movimento calvinista com relação a eclesiologia, e governo eclesiástico, fator litúrgico, Doutrinário, um processo chamado de ‘’ clericalização da liturgia’’, 

O calvinismo se firmou nas cinco 5 solas : entendendo sola como somente, sola scriptura, sola fide, sola gratia, solo christus, Soli Deo gloria ,

Enquanto as Igrejas romanas se baseavam na tradição, no magistério da Igreja afins, os Calvinistas e Arminianos, aprioristicamente entendiam no princípio da sola scriptura, somente as escrituras  crendo que as escrituras foram escritas e dada aos homens divinamente inspirados , tendo a salvação por finalidade, e verdade, sem erro e sem falha, sendo as escrituras o padrão ou norma suprema de conduta ( confissão de Fé de Westminster) , 

Muitos dos ensinos e atenção do calvinismo centra-se nos ‘’cinco pontos do Calvinismo’’, chamados de Doutrinas reformadas da graça, os cinco pontos foram resumidos no acróstico ( TULIP), que popularmente se resumem os cânones de Dort ou Dordrech que são documentos que expressão a doutrina  reformada ortodoxa contra o Arminianismo  documento este que foi elaborado em 1618-1619), Os cinco pontos foram popularizados mais recentemente no Opúsculo livro de 1963 Os cinco pontos do Calvinismo definidos , defendidos, documentados de David N.Steele e Curtis C. Thomas, as origens dos cinco pontos e do acróstico são incertas , mas parecem estar delineadas na contra- Remosntrância de 1611, uma resposta reformada , menos conhecida aos Arminianos que foi escrita antes dos Cânones de Dort  O acróstico TULIP, foi utilizado por CLeland Boyd McAfee em 1905 .  enfim tanto Calvinistas como Arminianos concordam em um ponto, 

Jesus Cristo morreu para nos salvar, e um dia irá buscar sua Igreja e os Remidos para sua presença e Reino .

Artigo elaborado por Fabrício Barreto Gonçalves 

BIBLIOGRAFIA  CONSULTADA  NO ARTIGO

Wikpedia – A reforma e vida de Calvino e Arminio

Confissão de Fé de Westminster

Teologia Sistemática de Wayne Grudem

Teologia Sistemática de Louis Berkhof

A escrita da História de Flavio de Campos e Regina Claro

História geral- Claudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo Scipione

Por Dentro da História – Pedro Santiago escala educacional 

História Geral- Claudio Vicentino- Ed Scipione

História Global- Gilberto Cotrim – Ed Saraiva

A suficiência de cristo para a salvação : ultimato 2017

João Calvino . As institutas da religião cristã 4 vol, 

História da igreja  2 vol, Everett Ferguson  central Gospel 

Uma história ilustrada do cristianismo o –Justo L. Gonzales vida Nova

A confissão de fé de Westminster- J.M. Frame – S.P. Vida Nova

História da Igreja : da pré-reforma aos dias atuais – John D. Woodbridge, James iii, A. Frank

História da Igreja cristã-Williston .Walker ASte

Documentos da Igreja cristã- Henry . Bettenson Aste

A idade moderna – curso de história da Igreja Guido Zagueni Paulus

O cristianismo Através dos séculos – Earle E. Cairns Vida nova

Curso Básico de história da Igreja – Roland Frohlich Paulus

Cronologia da história Eclesiástica – Terri Williams  vida nova

Manual de Halley- história da Igreja

Por Que a reforma ainda é importante ? – Michael Reeves e Tim Chestyer Ed Fiel

História do pensamento cristão – Paul Tillich Aste

História da Igreja- Pierre Pierrard Ed paulinas 

Teologia dos reformadores –Timothy George vida nova

Introdução á história da Igreja –Henrique  Cristiano José Matos – Ed o lutador 1997

Enciclopedia histórico- teológica da Igreja- Walter Elwell vida nova 1990

E até os confins da terra : uma história ilustrada do cristianismo o – Justo L. Gonzáles vida nova 1981, vols 4, 5, 6

História da Igreja Henry  Daniel Rops , 5 vols

A historia da Igreja e sociedade Ocidental- Jacques Le Goff – S.P. Ed Record 2001

Eleiçaõ Condicional- : Arminianismo Thiago Titilo Ed reflexão

Expiação ilimitada : Arminianismo Carlos Augusto Vailatti- Reflexão ,2015

Teologia Arminiana-Roger Olson Ed reflexão 2013

Da liberdade cristã- Martim Lutero são Leopoldo Sinodal ,1979

Introdução á teologia Sistemática   Millard Erickson – vida nova , 1992

A teologia Arminio-Wesleyana – Gesiel Silva Costa Ed reflexões 2016

As obras de Armínio 3 vol CPAD 2015

As  institutas de Calvino-2 vol Casa Editora presbiteriana 1985

O Sínodo de Dort : uma das controvérsias entre a Teologia Arminiana e calvinista  Eduardo Silva leite – São Paulo Ed reflexão 2016

O que é Teologia Arminiana ? Wellington Mariano São Paulo Ed reflexão , 2015

Teologia Arminiana , mitos e realidades – Roger Olson- Ed Reflexão ,2013.

A ética protestante e o espírito do Capitalismo – Max Weber

O Elogio Da Loucura – Erasmo de Rotterdam – os pensadores ED Abril Cultural

Filosofia e Política em João Calvino – Gersom L. de Moraes- Campinas Unicamp ,2014 

Calvino,Genebra e a Reforma-Ronald Wallace cultura cristã,2003

Calvinismo- Abrahan Kuyper cultura cristã,2004

As Institutas edição clássica João Calvino cultura cristã,2006

Curso De Filosofia- Battista Mondin- vol 2, Paulus, pág . 35 a 39, 1981

A Vida de João Calvino –Alister E. MaGrath- S.P cultura cristã,2004

Curso Básico de Teologia Vida Nova- Panorama da História da Igreja-James P. Eckman p. 64 -65 .


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Comentários

  1. Oi a paz fiz com carinho, me ajudem, a melhor os artigos, obg por fazer parte desse grupo, produzindo material teológico de qualidade.

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